Buscar
  • anallt

FERRAMENTAS QUE TODO VIDRACEIRO PRECISA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Na construção civil, o vidro é o material versátil que valoriza fachadas e garante economia de energia artificial com aumento de iluminação natural. É impermeável, sustentável e resistente. Seja em residências ou edifícios, janelas, acessórios ou paredes, é capaz de se adequar às necessidades de diferentes projeto. Sua instalação acontece normalmente na fase final da obra e é feita por especialistas com ferramentas adequadas à atividade, que podem aumentar a produtividade do profissional.


Confira abaixo os modelos indicados para facilitar o dia a dia do vidraceiro:


Ventosas:

Utilizadas no transporte de vidros e outros materiais planos ou com curvatura suave, as ventosas são injetadas em ABS reforçado, em borracha com sistema de sucção. São três modelos: 1) ventosa simples com capacidade de carga de 50 kg, utilizada em vidros de menor tamanho; 2) modelo fixo de ventosas duplas, com capacidade de 100kg; e 3) modelo flexível de ventosas duplas, que suporta até 60 kg, com estrutura que se movimenta em pequenas angulações, facilitando o uso em materiais com curvatura leve.

Pistolas para aplicação de silicone:

Ideal para vedações e colagens, as pistolas para aplicação de silicone estão disponíveis em dois modelos. O primeiro (1) é produzido em alumínio e possui estrutura fechada, que permite utilização de silicone em sachê. Indicado para trabalhos maiores pode ser adquirido com capacidade de 300 ml ou de 600 ml. O segundo modelo (2) é aberto, para tubos rígidos de silicone. Produzido em aço especial com pintura eletrostática a pó na cor amarela, possui capacidade de 280 ml e é normalmente utilizado para trabalhos menores.

Martelo Vidraceiro:

Especialmente desenvolvido para o vidraceiro, este martelo possui cabeça forjada em aço carbono especial, o que garante maior resistência do produto tanto na pena, quanto na base de impacto da cabeça. A peça é útil para inserção de pregos de pequeno porte durante a instalação de vidros. Possui acabamento polido e envernizado para proteger contra oxidação/ferrugem e cabo em madeira envernizada fixado por pressão, garantindo maior segurança no manuseio da ferramenta.

Furadeiras/parafusadeiras com bateria de lítio:

Utilizadas para perfurar madeiras, plásticos e metais, as furadeiras são também parafusadeiras. O modelo com impacto (3) pode ser usado para perfuração em concreto. As baterias com alta capacidade de carga, geram flexibilidade e autonomia no uso, pois permitem trabalhar por mais tempo antes de realizar a recarga. Além disso, por serem de lítio, podem ser recarregadas a qualquer momento, visto que não possuem efeito memória. Os carregadores Bivolt permitem o uso em redes de 127 V e 220 V.

Rebitador:

Muito prático e funcional, o rebitador é uma ferramenta usada para unir, de maneira segura, componentes e chapas dos mais variados materiais por meio de rebites de alumínio ou aço. Utilizado em montagens de estruturas onde os vidros são encaixados, deixa os trabalhos muito mais rápidos e ágeis. Acompanha ponteiras para 4 bitolas diferentes de rebites de repuxo: 2.4, 3.2, 4 e 4.8 mm e uma chave para troca de ponteiras. Possui corpo, fuso e ponteiras em aço especial, pintura graneada com textura preta e cabos com revestimento especial para mais conforto no uso.

Níveis e Trenas:

Uma das principais características de um bom vidraceiro é o cuidado e precisão no trabalho. Por isso, os níveis e trenas são indispensáveis no seu dia a dia. Os níveis são utilizados para medir o nivelamento ou perpendicularidade das mais diversas superfícies. Com corpo de alumínio, estão disponíveis em vários tamanhos e modelos. As peças com perfil “I” podem ser encontrados nas opções de duas (00 e 900) e três ampolas (00, 450 e 900). Ainda possuem modelos (1) sem e (2 e 3) com proteção plástica nas extremidades e opção (3) com fita magnética que fixa o nível em superfícies metálicas e com régua graduada na parte superior do produto.

O modelo com perfil “T” possui base magnética em forma de fita com a função de fixação em superfícies metálicas e duas ampolas (00 e 900).

As trenas para uso na construção civil possuem trava para a fita e cinta para facilitar o transporte. Estão disponíveis opções (1) com corpo em ABS, (2 e 3) com corpo em aço inox revestido com borracha e (3) com graduação nos dois lados da fita.

Fonte: Tramontina Master

126 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200