NOVA NORMA ABNT PARA CONSTRUÇÕES COM CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL


A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Foro Nacional de Normalização, acaba de publicar a Norma para determinação de conteúdo reciclado de alumínio, ABNT NBR 16598, elaborada pelo ABNT/CB-035 – Comitê Brasileiro do Alumínio, cuja secretaria técnica é feita pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio).

A iniciativa visa definir critérios para cálculo do percentual de material reciclado em produtos de alumínio, que visam atender às exigências de edifícios que buscam alguma certificação ambiental como o selo LEED, entre outras.

Durante a transformação do alumínio em produtos acabados, como esquadrias, janelas, portas, entre outros, e após a sua utilização (descarte pelo usuário final), existe a geração de resíduos metálicos. Com essa Norma, os resíduos foram classificados em três tipos: Run Around Scrap – RAS (sucata gerada durante o processo), material reciclável de pré-consumo e de pós-consumo. “A partir de agora será possível padronizar os conceitos e métodos específicos de cálculo para definição do conteúdo reciclado em produtos extrudados, laminados e fundidos de alumínio e suas ligas”, explica a coordenadora da Comissão de Estudos de Reciclagem de Alumínio do ABNT/CB-035, Cíntia Figueiredo.

Ayrton Filleti, coordenador do Comitê de Tecnologia da Abal e também gestor do ABNT/CB-035, resume os principais benefícios para o setor e consumidores: “Além de melhorias ambientais na produção, processos e produtos, bem como redução de distorções no mercado, a ação irá uniformizar as declarações para certificações ambientais de edifícios”.

O alumínio na Construção Civil

O alumínio vem ganhando espaço nos projetos de prédios e demais obras de construção civil ao redor do mundo. Muito utilizado nas esquadrias e em revestimentos de fachadas, o alumínio diminui a carga térmica, reduzindo significativamente o consumo do ar condicionado. Além disso, sua leveza, praticidade de montagem e resistência à chuva e corrosão, também são levadas em consideração para a construção de pontes e passarelas de pedestres. O metal tem vida média acima de 40 anos, o que diminui a necessidade de manutenção ou troca.

Reciclagem

Tema central dessa Norma, a reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio e reforça o potencial de sua indústria para a sustentabilidade em termos econômicos, sociais e ambientais. O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais.


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200