top of page
Revista Contramarco

ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL TEM FUTURO PROMISSOR


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até 2024 cerca de 1,2 milhões de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira — e até o 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$100 bilhões.

O País conta com um grande potencial para movimentar este segmento. A radiação solar na região brasileira menos ensolarada é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso de energia fotovoltaica.

Para aproveitar este potencial, o preço do kWp (medida de potência energética associada com células fotovoltaicas) está reduzindo e nos próximos anos o desafio será abrir novas linhas de crédito e financiamento. A tendência é de que surjam mais programas do governo e modelos de negócios, tornando o processo mais acessível.

A população brasileira tem pago altas taxas de energia elétrica e sempre está na “berlinda” quando o assunto é água. Estes fatores têm impulsionado o número de instalações do sistema fotovoltaico.

Os estados que mais instalam energia solar são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo MG um dos pioneiros e com mais instalações e o RJ com melhor potencial e mais instalações por m².

Na área empresarial, os estados que mais têm adotado e instalado sistema fotovoltaico são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

Com quase quatro anos de atuação no Brasil (a partir da resolução 482/2012), o sistema garante a todos — públicos residencial, comercial ou industrial — que optarem pela energia solar, descontos na conta de luz.

“Ou seja, se o sistema gerar mais energia do que o consumido, a energia excedente será injetada na rede pública. Esta medição é realizada através de um medidor de energia bidirecional, fornecido pela concessionária local, que quantificará os quilowatts-horas injetados de energia solar. Este excedente será analisado e calculado, para que o consumidor receba um desconto em sua conta de luz”, explica Martin Drope, diretor da divisão de energia solar da Fronius, fabricante internacional de equipamentos para o segmento.

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada no mundo.

Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica. A China, Japão e Estados Unidos, atualmente, são os principais mercados de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% de sua demanda de eletricidade. A Alemanha é o maior produtor, mas estima-se que em breve será superado pela China.

Mais informações: www.fronius.com.br

Imagem: www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page