top of page
Edição nº167 maio/junho 2024
A OBRA DA VEZ: SISTEMAS SCHÜCO VALORIZAM RESIDENCIAL GAÚCHO
Projeto com a assinatura do consagrado arquiteto paulistano Isay Weinfeld, o edifício Varanda erguido no bairro Petrópolis, região nobre da capital gaúcha, oferece — como o próprio nome revela — amplas varandas em sua fachada, que conta com acabamento em concreto aparente, brises em alumínio e muitos guarda-corpos envidraçados em toda a sua extensão.
De olho nos detalhes
Tiago Costa, diretor de vendas e marketing da Schüco destaca que a execução da obra contou com projetos bem detalhados e compatibilizados para a instalação de todas as esquadrias, exceto as minimalistas das áreas de estar, e de embutir entre paredes.
Um dos desafios do projeto surgiu na execução da estrutura de concreto aparente externa. A solução foi a contratação de assessoria na área de concreto aparente e treinamento da equipe própria de colaboradores para executar a tarefa com qualidade.
“Todas as esquadrias foram feitas especiais, pois com o concreto aparente, ficou inviabilizada a utilização de contramarco”, lembra Alexandre Isoppo, diretor da Esquadrias Scheid, acrescentando que o mesmo procedimento foi empregado na fabricação e instalação dos sistemas de portas embutidas entre paredes.
Pelo fato de o edifício Varanda ser residencial e estar bastante próximo de um clube, a obra precisou adotar recursos adequados de isolamento acústico nas unidades. Outro detalhe que caracteriza o projeto arquitetônico do edifício é a opção pelo concreto aparente em toda a estrutura da fachada, conforme comenta Benjamin Danwerth, diretor de engenharia da Schüco.
A adaptação do sistema de brise de correr Schüco ALB Sliding Shutters foi efetuado pelos profissionais da equipe de engenharia da Schüco do Brasil em conjunto com a equipe de engenharia da Esquadrias Scheid.
Leia a matéria na íntegra na Edição nº167 maio/junho 2024 - solicite seu exemplar
Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante
bottom of page