top of page

Edição nº162 jul/ago 2023

ENTREVISTA: FÁBIO LUIZ DE SOUZA, ASPEC PVC

PORTAS E JANELAS PARA ATENDER A TODO TIPO DE EMPREENDIMENTO

2 - Entrevista.jpg

CONTRAMARCO — A Aspec PVC é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega os fabricantes de sistemas, perfis, componentes e esquadrias de PVC. Como presidente em exercício, qual sua visão sobre o presente e o futuro da indústria de esquadrias de PVC no Brasil? Há espaço para uma maior aceitação do produto e aplicação mais abrangente nas fachadas de obras residenciais e comerciais?

FÁBIO LUIZ DE SOUZA — A cada ano as esquadrias de PVC vêm conquistando mais espaço no mercado. Este sucesso é devido aos seus atributos de alto desempenho, baixa manutenção e longa vida útil. Temos atuado de forma bastante consolidada no mercado de residências de alto padrão e, nos últimos anos, temos avançado em outros mercados, como hospitais, escolas e, principalmente prédios residenciais. Este avanço para o mercado do vertical será o grande vetor de crescimento do setor. Em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, por exemplo, já existem centenas de prédios residenciais com esquadrias de PVC. Nosso objetivo é levar este modelo de sucesso para todo o país e confirmar o protagonismo quando falamos de esquadrias de alto desempenho. Então, respondendo a sua pergunta: sim, com certeza, temos muito espaço para crescer!

CONTRAMARCO — Comente um pouco sobre o desempenho das janelas de PVC, a melhor especificação e principais qualidades, entre elas a ecoeficiência e a termoacústica.


FÁBIO LUIZ DE SOUZA — Um dos principais atributos das nossas esquadrias é o fato de que os nossos perfis são soldados por termofusão, garantindo aos marcos e caixilhos total estanqueidade. O desempenho térmico e acústico, a facilidade de manutenção, a resistência à maresia e a possibilidade de desenhar várias tipologias, são alguns dos atributos das esquadrias de PVC que estimulam os arquitetos de diferentes regiões a utilizar o produto em seus projetos. Atualmente, o consumidor final está atento a esses dois aspectos de desempenho e as esquadrias de PVC atendem de forma eficiente as expectativas desejadas de desempenho térmico e acústico. 
 
CONTRAMARCO —
Por que as empresas que produzem portas e janelas de PVC devem participar do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Esquadrias de PVC? 


FÁBIO LUIZ DE SOUZA — O Programa é uma ferramenta importante na busca da normalização do setor. Envolve a melhoria da qualidade, estabelecendo critérios técnicos rigorosos para a fabricação de esquadrias de PVC, o que ajuda a melhorar a qualidade dos produtos fabricados pelas empresas.

Promove o aumento da competitividade, pois as empresas que aderem ao programa podem se destacar no mercado por oferecer produtos de alta qualidade. Oferece maior confiabilidade, já que a adesão ao programa pode ajudar a aumentar a confiança dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. E incentiva o acesso a novos mercados com a adesão ao programa, que pode fornecer às empresas acesso a novos empreendimentos imobiliários, além do suporte técnico no qual as empresas que aderem ao programa podem contar com suporte técnico especializado para ajudá-las a melhorar seus processos de produção e atender aos requisitos do programa. 
 
CONTRAMARCO — O que são as Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs)? Qual a importância delas?


FÁBIO LUIZ DE SOUZA — As Fichas de Avaliação de Desempenho são um instrumento importante para oferecer às construtoras e especificadores as informações técnicas relevantes sobre os Sistemas de Perfis de PVC. A análise das fichas possibilita a escolha do sistema para uma melhor específicação e adequação ao projeto do empreendimento.

CONTRAMARCO — Em que patamar ou volume de vendas (em porcentagem) está o mercado brasileiro de esquadrias de PVC em relação aos demais materiais (alumínio, aço e madeira) dentro do setor da construção civil? 


FÁBIO LUIZ DE SOUZA — As esquadrias de PVC estão sendo especificadas em um grande número de empreendimentos e hoje têm uma participação no mercado de esquadrias de 5,6%.

CONTRAMARCO — O consumidor brasileiro reconhece a utilidade e o valor das esquadrias de PVC em relação aos demais materiais (alumínio, aço e madeira)? Os preços do PVC são competitivos? 


FÁBIO LUIZ DE SOUZA — Sem dúvida os especificadores e o consumidor final estão atentos ao desempenho térmico e acústico, à durabilidade, à eficiência energética e à baixa manutenção, o que contribui para uma maior procura por esquadrias de PVC. Com o avanço tecnológico, as esquadrias de PVC são a melhor relação custo-benefício do mercado, podendo ser fabricadas para atender a todo tipo de empreendimento. 

CONTRAMARCO — A Aspec PVC é uma das entidades que dão apoio institucional a eventos voltados para a indústria de esquadrias e vidro, como a FESQUA e o SAIE VETRO. Qual é sua visão sobre estes dois eventos?


FÁBIO LUIZ DE SOUZA — As duas feiras são importantes para o setor, pois são uma forma eficiente para levarmos informação e conhecimento técnico de qualidade aos visitantes, através do atendimento no estande e nas palestras realizadas pela associação nos dois eventos.

CONTRAMARCO — Acrescente outros comentários sobre detalhes não abordados nas questões anteriores — mas que são importantes para complementar os assuntos apresentados.

 
FÁBIO LUIZ DE SOUZA — Quando falamos de crescimento, logo vem a pergunta: a indústria das esquadrias de PVC está preparada para atender esta demanda crescente? Podemos afirmar que sim. Hoje o mercado brasileiro conta com mais de 500 fabricantes de esquadrias de PVC, espalhados por todos os estados do país. Empresas de pequeno, médio e até grande porte, preparadas para atender todo o tipo de demanda. 

 

Publicidade:
banner-canal.jpg
CBA000223G-Banner-Anuncio-Revista-Vidro-Impresso-Primora-Fev2023-V2.gif
Banner - 156x60.jpg
gif divinal v3 (1) (1).gif
roldanas (2).gif
Guardian-Technical-Services-Contramarco (2).gif
GIF-BANNER.gif
Anchor 1
twitter.png
Leia a matéria na íntegra na Edição nº162 jul/ago 2023- solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante   
bottom of page