Edição nº165 jan/fev 2024
FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA: DESAFIOS E SOLUÇÕES
Colaboraram: Stephanie Fazio (reportagem) e Emanuelle Ormiga (estagiária)
Pesquisas revelam que a melhoria nos negócios da construção civil brasileira se reflete no crescimento do número de empregos com carteira assinada. Entre janeiro e outubro de 2023, a alta foi de 6,8% em relação ao ano anterior, diz o SindusCon-SP, mostrando que o mercado de trabalho se mostrou bastante aquecido, especialmente na cidade de São Paulo. Esse aquecimento trouxe junto a falta de mão de obra qualificada, principalmente para a etapa de acabamentos. Vale conhecer a opinião dos nossos entrevistados sobre o tema.
Para elaborar esta reportagem especial publicada na edição impressa nº165 (janeiro/fevereiro de 2024), a equipe Contramarco consultou e colheu informações de diversas empresas, especialistas e entidades que atuam no ramo de esquadrias e vidro, buscando trazer informações atualizadas sobre este importante tema que envolve toda a indústria da construção civil.
As empresas e demais participantes desta matéria especial são as entidades Abividro, Abravidro, Afeal, Ascevi e Aspec PVC; os especialistas Cirilo Paes e Ricardo Câmara; o portal Canal do Serralheiro; e as empresas Aluminato, Atenua Som, Metal Leste e Prismatech. Vale também conhecer a opinião de executivos sobre duas questões básicas: conhecimento técnico e habilidades comportamentais que moldam as contratações no país.