FERRUGEM EM ESTRUTURAS DE AÇO

Reprodução: Assessoria Atitudecom

 

Você sabe quais são as etapas e cores da corrosão?

 

A ferrugem é causada por uma reação química provocada pela umidade e o oxigênio presentes na água e no ar. No caso do aço, o processo de ferrugem altera as cores do material na seguinte ordem: laranja (essa oxidação não é uma ferrugem ainda porque não atingiu o aço e se refere apenas à laminação de cobertura), marrom (após a oxidação, a ferrugem já consumiu toda a lâmina de proteção e atingiu o aço) e preto (fase em que o aço já está em corrosão e dependendo de sua amplitude, inviabiliza a recuperação da estrutura).

 

Se a sua dúvida é como evitar que a corrosão avance, leia as dicas a seguir:

 

Quando o aço está começando a enferrujar é possível removê-lo por meio de um lixamento manual do material (com uma lixa, escova de aço ou raspador) ou de forma mecânica (com uma lixadeira). Caso tenha atingido a etapa de corrosão, é necessária uma limpeza mais minuciosa e o ideal é que seja feita por jateamento.

Após esse processo, é preciso realizar uma limpeza com solvente para a retirada dos resíduos, seguido de aplicação de um primer, evitando assim, que o metal tenha contato direto com o oxigênio.

José Alves Cintrão, consultor da Solventex Tintas, empresa especializada em tintas para indústrias recomenda o uso do Primer Epóxi, pois o produto apresenta maior resistência e durabilidade.

 

 

Please reload

Publicidade:
banner_saie.gif
banner_premiomarca.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200