ENSAIOS DE ACÚSTICA GANHAM EVENTO

 Fotomontagem: Power Forward/Assessoria Ateliê de Textos

 

Estão abertas as inscrições para a 4a Edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica, uma realização da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica).

 

A ação visa estimular a participação das empresas associadas e não associadas para que possam aferir o controle de qualidade e a melhoria contínua de seus laboratórios. Os participantes terão a oportunidade de avaliar as metodologias, validar os resultados dos trabalhos e implantar ações necessárias para oferecer o melhor serviço com confiabilidade aos clientes em geral.

De acordo com Juan Frias, engenheiro consultor da ProAcústica, “o desempenho relacionado à área de acústica nas edificações pressupõe um grande amadurecimento dos laboratórios, uma vez que os ensaios de campo são a única forma de verificar o atendimento aos requisitos da norma”.

 

Sigilo Absoluto

 

Os resultados são tratados com sigilo absoluto, mesmo entre os participantes. “Serão vários tipos de ensaio previstos na Norma de Desempenho, onde diferentes laboratórios realizam medições do objeto no mesmo local e em condições que permanecem invariáveis e com os resultados avaliados comparativamente entre si. Desta forma, pode ser assumido que as divergências dos resultados entre os diferentes laboratórios são causadas por fatores internos do próprio laboratório, como metodologia de ensaio, qualificação dos técnicos e calibração da instrumentação", explica Juan Frias, engenheiro consultor da ProAcústica.

A metodologia utilizada para a realização do programa interlaboratorial é baseada na ABNT NBR ISO/IEC 17043 e compreende os seguintes ensaios:

  • ABNT NBR ISO 16283-1:2018 - isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos.

  • ISO 16283-2:2015 - isolamento acústico a ruído de impacto de pisos e lajes.

  • ISO 16283-3:2016 - isolamento acústico a ruído aéreo de fachada.

  • ISO 16032:2004 - sonoros de instalações e equipamentos prediais.

  • ABNT NBR ISO 3382-2:2017 - tempo de reverberação.

  • ISO 10052:2004 - isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos, de fachadas e a ruído de impacto de pisos e lajes.

 

Ao término dos ensaios, junto com os relatórios finais dos ensaios de campo e proficiência, é emitido um certificado de participação ao laboratório, com a relação dos testes realizados e a validade do programa de 24 meses a partir da data de emissão.

 

Mais informações e inscrição: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4IdnRplOkME1FhNLB0WblLKLUuO03v5qZkvREwHJ1EFna0g/viewform

Please reload

Publicidade:
banner_saie.gif
banner_premiomarca.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200