AFEAL TERÁ NOVO PRESIDENTE A PARTIR DE JANEIRO

29/10/2018

 

Em seção plenária realizada no dia 23 de outubro de 2018, na sede da AFEAL, em São Paulo, o gerente geral da entidade, Fernando Rosa, anunciou os nomes dos empresários que farão parte do Conselho Deliberativo, Fiscal e do novo presidente da entidade. 

 

Alberto Henrique Cordeiro (presidente) e os integrantes de sua chapa foram eleitos por meio de votação realizada entre os associados. 

 

A posse da nova gestão será no dia 1 de janeiro de 2019 e o mandato se encerrará no dia 31 de dezembro de 2020.

 

Na oportunidade o atual presidente, Antonio Antunes, validou o processo eleitoral e declarou para os presentes a chapa como vencedora. Em seguida, convidou o presidente eleito para que proclamasse as suas primeiras palavras.

 

Cordeiro agradeceu o presidente e associados pela confiança depositada em sua candidatura e da sua chapa; enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão; declarou o compromisso de dar andamento aos trabalhos atuais; não se afastar dos objetivos traçados no planejamento estratégico da entidade; e cumprir o propósito de representar e desenvolver o setor de esquadrias de alumínio.

 

O novo presidente anunciou, de acordo com as prerrogativas do estatuto social, os nomes dos vice-presidentes que irão compor a nova Diretoria Executiva da AFEAL. São eles: Lucínio Abrantes dos Santos, vice-presidente de Relações Institucionais; Edison Claro de Moraes, vice-presidente de Comunicação e Eventos; Raul Ferreira da Costa Junior, vice-presidente de Regionais; Wady Abrahão Oliveira, vice-presidente Administrativo Financeiro; Filipe Gattera, vice-presidente de Economia e Estatística; Marcelo Soares da Rocha, vice-presidente Técnico; Antonio Antunes, vice-presidente de Programas da Qualidade.

 

Abaixo, a primeira entrevista concedida por Alberto Henrique Cordeiro, como presidente da AFEAL para a gestão do biênio 2019-20:

 

Qual será a linha de atuação da AFEAL nos próximos dois anos sob a sua gestão?

Nosso trabalho na AFEAL terá como base o planejamento estratégico, de 2016 a 2020, que já está mapeado com os nossos valores organizacionais que continuarão norteando as ações da entidade. A nossa gestão vai sempre buscar a transparência, ética, integração, inovação, comprometimento e determinação. Tudo que o nosso presidente Antonio Antunes iniciou no planejamento estratégico na sua gestão em 2016, vamos continuar até 2020, com o desafio de já começar a pensar as novas diretrizes do planejamento após 2020.

 

Com relação ao PSQ, quais são as metas para os próximos anos?

Vamos continuar trabalhando forte com o PSQ. Pois entendemos que o programa é um grande vetor para a organização setorial que está alinhada ao planejamento estratégico. O principal ponto é a valorização do fabricante de esquadrias de alumínio. É a valorização da esquadria na sociedade, na construção civil e em todo o mercado. Nossa meta é ampliar a conscientização no segmento para os produtos de qualidade. Engajar mais empresas e sempre aumentar o número de participantes no programa, tanto fabricantes, sistemistas, fabricantes de componentes, toda a cadeia. O PSQ é um instrumento, uma ferramenta para estimular essa melhoria continua dos produtos, processos e pessoas. Além disso, é uma importante ferramenta de combate a não conformidade sistêmica no segmento e que nos permite monitorar o mercado contra essa prática. A AFEAL tem desenvolvido várias ações nesse campo para poder minimizar e buscar tirar o produto não conforme do mercado. Vamos lançar uma nova ferramenta em novembro, deste ano, que serão as FADs, Fichas de Avaliação de Desempenho. Elas estão sendo validadas e serão divulgadas no catálogo do Ministério das Cidades. Vão permitir a divulgação dos sistemas homologados para ajudar a especificação das construtoras, desde o início do projeto, para o atendimento dos requisitos da Norma de Desempenho 15.575.

 

A entidade realizou encontros regionais e formalizou a criação de núcleos fora de SP. Como o Sr projeta as ações institucionais da entidade para ampliar a representação no País?

Iremos apoiar a vice-presidência de Regionais para consolidar a presença da AFEAL em todo o território nacional. Isso é uma diretriz da entidade, do seu planejamento estratégico, que diz respeito à representatividade nacional da associação. Então vamos continuar ampliando essas iniciativas, grupos regionais, apoiando os fabricantes de esquadrias nos seus estados, estimulando a criação de novos núcleos. Em 2019, provavelmente, vamos realizar o 3º Encontro Regional, junto com o Salão Itinerante de Esquadrias (SAIE VETRO). Temos uma presença nacional muito forte e sabemos que temos espaço para aumentá-la ainda mais.

 

Os programas de capacitação têm sido uma das principais demandas do setor para aumentar a competitividade das empresas. De que forma o Sr. pretende incentivar a realização de cursos in company, workshops, treinamentos e cursos?

A capacitação é fundamental. Sem ela não temos qualidade, valorização das esquadrias no setor. A AFEAL tem que estar presente no dia a dia dos associados com treinamentos in company e outras atividade. Estamos trabalhando muito forte nesse sentido. Isso tem trazido um resultado muito interessante. Temos visitado o Brasil todo com esse programa. Vamos nas regionais e desenvolvemos vários treinamentos. Isso tem que ser cada vez mais ampliado, levando conhecimento para todos. Temos agora novas instalações em SP que possibilitam o aumento da oferta de cursos, palestras, treinamentos. Para 2019, teremos uma programação bastante ampla e buscaremos a realização de cursos on-line para facilitar a participação de associados do Brasil todo. Vamos continuar fortalecendo a nossa parceria com o Senai que é o nosso braço direito.

 

Relações institucionais. A AFEAL vem estabelecendo parcerias com as mais diversas entidades do setor. Atua com participação no Deconcic, no programa “Do mesmo Lado” da Abrainc, no GT Produtividade e GT Inovação, entre outras. De que forma o Sr. enxerga esse trabalho e como Sr. pautará esse tipo de atuação da entidade?

A relação institucional da AFEAL já é muito forte com as outras entidades. Isso deriva de um trabalho de anos realizado pelos associados, com destaque para o nosso vice-presidente, Sr. Lucinío Abrantes dos Santos. Temos uma representatividade enorme e parceria com entidades como a Fiesp, Abrainc, Sinduscons, Ademis, Abal, Asbea, Anamaco, entre outras; onde temos realizado palestras e ações com intuito de fortalecer o setor de esquadrias no mercado. Essas práticas fizeram da entidade uma referência no setor da construção civil e vamos buscar ampliar ainda essas atividades que nos ajudam a ser mais fortes no segmento.

 

 

Fonte: Afeal
 

 

 

Please reload

Publicidade:
banner_saie.gif
banner_premiomarca.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200