MAPA SONORO DA CIDADE DE SÃO PAULO

7/11/2017

 

Debater os caminhos já percorridos até o atual momento, da regulamentação do Mapa de Ruído para a cidade de São Paulo, conforme a obrigatoriedade da Lei 16.499, sancionada em 2016, é um dos objetivos do evento "Mapa Sonoro da cidade de São Paulo". Organizado pela Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), no dia 9 de novembro, das 19h30 às 21h, o evento trará palestrantes da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), que apresentarão um panorama sobre o movimento que luta pela implementação da ferramenta que pode ajudar a cidade no combate à poluição sonora.

 

O engenheiro Davi Akkerman, vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, abordará em retrospectiva os avanços que essa discussão vem obtendo nos últimos anos na cidade de São Paulo, através do poder legislativo, entidades setoriais e organizações da sociedade civil. Num esforço conjunto realizaram, em 2016, 2015 e 2014, as três edições da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. O resultado foi a promulgação da Lei 16.499, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruídos no Município de São Paulo.

 

As abordagens sobre o que é o mapa de ruído, sua importância para o futuro do planejamento e gestão urbana das grandes cidades, os aspectos relacionados ao diagnóstico, intervenção e cura da poluição sonora e os benefícios para a população e a cidade ficarão por conta do arquiteto Marcos Holtz, coordenador do Comitê Acústica Ambiental da entidade; e as ações do Grupo de Trabalho (GT) Mapa de Ruído da ProAcústica, cujo objetivo é definir uma metodologia padrão e harmonizar os aspectos técnicos através de estudos de caso reais e recentes - base para as melhores práticas em mapeamento de um futuro “Projeto Piloto” de Mapa Acústico para cidade de São Paulo, serão apresentadas pela gerente de atividades técnicas da associação, a engenheira Talita Pozzer.

 

O GT Mapa de Ruídos foi constituído logo após a realização do workshop “Introdução ao Mapeamento de Ruído”, que aconteceu em maio de 2017 e onde foram apresentadas as experiências globais mais recentes no combate ao desconforto sonoro urbano. O evento foi uma iniciativa da ProAcústica, com coordenação da SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento), responsável pela regulamentação da Lei Mapa de Ruído Urbano e com o apoio da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente). O evento buscou informar e instrumentalizar “Gestores e Técnicos” do setor privado e das esferas públicas, principalmente as municipais, sobre a viabilidade do Mapa de Ruído Urbano para a cidade de São Paulo, bem como o entendimento das necessidades de diagnósticos e gestão dos impactos da poluição sonora, a identificação das ferramentas disponíveis, aspectos multidisciplinares de projetos, ações no campo técnico, comunicação, saúde, educação e o fundamental envolvimento da população.

 

SERVIÇO

Mapa Sonoro da cidade de São Paulo

Palestrantes: Davi Akkerman, Marcos Holtz e Talita Pozzer

Data: 9/11/2017

Horário: das 19h30 às 21h

Local: Instituto de Engenharia

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana - São Paulo /SP

 

O evento é gratuito!

Mais informações: Clique aqui

Inscrições:  Clique aqui

Please reload

Publicidade:
banner_saie.gif
banner_premiomarca.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200