Divinal Vidros explica que os vidros podem oferecer segurança extra em ambientes comerciais ou residenciais
Vídeos postados na internet mostram pessoas demonstrando muito medo ao atravessar pontes de vidro ou subir degraus de vidro. Essas cenas, que chegam a ser cômicas, explicam-se pelo fato de que mesmo se tratando de vidros de segurança, até pouco tempo, era considerado frágil e perigoso.
Essa imagem negativa do vidro tem sido apagada a cada obra com vidros de segurança de repercussão mundial que são divulgadas. Atualmente, diversos tipos de vidros podem oferecer segurança extra em ambientes comerciais ou residenciais e, conseguem esse resultado sem prejudicar a estética da casa ou do escritório. Em alguns casos, até valorizam peças, móveis ou ambientes inteiros.
Confira, a seguir, algumas aplicações com vidros especiais.
MUROS DE VIDRO
Para manter a segurança e evitar a invasão em locais que valorizam espaços abertos e amplos, tais como condomínios e edifícios empresariais modernos, a solução é a utilização de muros de vidro em substituição aos de alvenaria. Tais instalações permitem a ampla visão de todo o entorno, ao mesmo tempo que limitam e restringem o acesso. Nessas instalações, é possível a utilização de vidros de segurança temperados, laminados e o laminado de temperados.
FECHAMENTO DE SACADAS
A invasão de sobrados pode ser feita de várias formas. Uma delas é pela entrada através da escalada e acesso pela varanda ou sacada. Porém, para os precavidos que instalarem um envidraçamento nessa área, essa possibilidade deixa de existir. Além disso, passam a contar com o controle da entrada de frio, calor e excesso de ruído no ambiente interno. As sacadas podem ser fechadas por um sistema europeu que pode utilizar tanto o vidro laminado quanto o temperado, sendo que o laminado oferece, como vantagem, melhor bloqueio acústico e filtragem dos raios UV, que causam desbotamento de madeiras e tecidos.
GUARDA-CORPOS
Vidros podem oferecer segurança extra quando aplicados em guarda-corpos. A grande vantagem dos vidros nessas aplicações é a de permitir a visão e de ter superfície lisa que não permite a escalada de crianças. Para esse tipo de aplicação, as normas técnicas da ABNT, por questão de segurança, especificam os vidros de segurança laminados, os vidros aramados, e os vidros insulados com, pelo menos, uma lâmina de vidro laminado, além dos laminados de temperados.
VIDROS ANTIVANDALISMO E BLINDADOS
A melhor forma de se evitar assaltos é pela “dissuasão”, ou seja, convencer os agressores de que eles não terão sucesso em sua tentativa. E, nessa função, os vidros multilaminados instalados em caixas, lojas de câmbio, vitrines de joalherias e em outros locais que manipulam valores ou objetos preciosos, oferecem segurança extra contra invasões e assaltos.
TEMPERADOS COM PELÍCULA DE SEGURANÇA
Vidros temperados são capazes de resistir até cinco vezes mais impactos que os vidros comuns, porém, eles podem se quebrar em diversas situações. Para prevenir o risco de ferimentos com a quebra de vidros, a Divinal Vidros oferece a aplicação de uma película de segurança Tempered Plus para boxes e instalações externas. Quando sobreposta à superfície do vidro temperado, mantém as peças coladas, impedindo que se espalhem e atinjam os clientes.
VIDROS PARA PISOS E DEGRAUS
As aplicações de vidros em pisos e degraus são raras. Geralmente, são utilizadas em obras que se destacam pelo arrojo de seus projetistas. Entretanto, são perfeitamente possíveis tais instalações. Geralmente são acompanhadas por um arquiteto especializado. Nessas aplicações geralmente são utilizados vidros laminados ou laminados de temperados, capazes de oferecer a segurança extra contra quebras seguida de quedas de alturas pelo transpasse do vidro.
Como é possível observar, com a utilização de vidros de segurança previstos em normas técnicas, e beneficiados adequadamente, pode garantir o uso tranquilo, sem prejudicar e, muitas vezes, até contribuindo com a estética de objetos, móveis ou ambientes.
Para mais informações, acesse: www.divinalvidros.com.br
Fonte: Divinal Vidros
Comments