top of page

VIDROS QUEBRAM. COMO EVITAR? PARTE I

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Glória Cardoso, gerente de vendas e marketing da Blindex, fala sobre os modelos e suas resistências, medidas de segurança em caso de quebra, entre outros temas


*Por Stephanie Fazio


Reprodução: Blindex


A versatilidade, durabilidade, design, integração de ambientes e sustentabilidade do vidro, material 100% reciclável, encontrou na “fragilidade” aos impactos seu principal desafio. Contudo, a indústria superou os riscos que o material quebrado poderia oferecer aos usuários, lançando os vidros de segurança, como os modelos temperado e o laminado, por exemplo.


Para debater as funcionalidades de diversos modelos, cuidados e medidas de segurança, em caso de quebra, a Revista Contramarco entrevistou Glória Cardoso, gerente de vendas e marketing da Blindex e especialista em marketing com MBA em gestão de negócios.


REVISTA CONTRAMARCO — QUAL MODELO DE VIDRO É MAIS RESISTENTE PARA ESQUADRIAS? E QUAL O MAIS SEGURO?


Glória Cardoso — O tipo de vidro ideal para aplicação nas esquadrias vai de acordo com o local que será instalado. Existem normas que ditam o tipo de vidro adequado para cada aplicação, considerando a usabilidade e segurança de todo o sistema.


Elenco abaixo os principais tipos de vidro:


VIDROS TEMPERADOS


Vidro temperado/Reprodução: Bela Vista Esquadrias e Abividro


São considerados vidros de segurança, por conta da resistência cerca de cinco vezes superior aos vidros comuns e porque se quebrarem, fragmentam-se em pequenos pedaços arredondados e menos cortantes do que o vidro comum. Além das características de segurança, são vidros que garantem transparência e translucidez, proporcionando maior interação entre ambientes. Podem ser fabricados em várias opções de cores e texturas para projetos, desde os mais tradicionais aos mais contemporâneos na arquitetura e no design.


Esses atributos fazem do vidro temperado um produto extremamente versátil, podendo ser utilizado nas mais variadas aplicações, por exemplo, em portas, janelas, divisórias, box para banheiro, fechamento de sacadas, entre outros ambientes.


Informações técnicas


Vidro temperado Blindex 6, 8 e 10mm, em caso de quebra, produz fragmentos menos cortantes (ABNT NBR 14698:2001 — Vidro Temperado). Disponível nas cores: verde, incolor, cinza e bronze.


Versões do produto


Vidro temperado transparente: Disponível nas cores incolor, verde, cinza e bronze, garante todas as características do vidro temperado associadas à transparência do vidro plano (float).


Vidro impresso (ou texturizado) temperado: antes do processo de têmpera, que alcança as características de segurança do produto, passa por um processo de “impressão” ou texturização. Os resultados visuais são diferentes níveis de transparência, garantindo a translucidez, ou seja, mesmo que o vidro não permita a visualização através dele, a luz consegue atravessá-lo, garantindo privacidade e iluminação natural ao ambiente. São exemplos de aplicações: portas, janelas e divisórias. Entre os benefícios, estão: luminosidade, translucidez, privacidade e estética.


VIDRO SERIGRAFADO


Vidro serigrafado/Reprodução Vitral e Clacci Vidros


São vidros temperados que recebem pintura com esmalte cerâmico em seu processo de fabricação, similar à pintura que os vidros automotivos recebem. Tais pinturas podem ter as mais diversas combinações de padrões geométricos e cores, com grande resistência à abrasão em sua superfície, resultando em uma infinidade de produtos que podem compor ambientes com design moderno e diferenciado.


Suas principais aplicações são áreas onde a privacidade e translucidez são essenciais. Além dessas características visuais, se somam ao vidro serigrafado todas as características de segurança do vidro temperado.


Alguns exemplos de aplicações são: portas, janelas, divisórias, entre outras. As vantagens envolvem controle da transmissão de luz e calor, privacidade, beleza, efeito decorativo e flexibilidade ao projeto arquitetônico.


Informações técnicas


Disponível nas espessuras 06, 08 e 10mm. Em caso de quebra, produz fragmentos menos cortantes (ABNT NBR 14698). Disponível nas cores: fosco, branco, preto, azul e salmão. A marca de vidro serigrafado da Blindex atende aos requisitos da norma técnica (ABNT NBR NM — norma técnica de abrangência nos países do Mercosul — 294:2004 — Vidro Float).


VIDRO REFLETIVO TEMPERADO


São vidros que garantem a privacidade em banheiros, lavanderias, cozinhas, salas, dormitórios e escritórios. Possuem várias opções de cores para os mais modernos e contemporâneos projetos na arquitetura e no design. Além dessas características visuais, se somam ao vidro serigrafado todas as características de segurança do vidro temperado. São vidros de controle solar revestidos que contêm produtos com vários níveis de transmissão de luz e de energia. Algumas aplicações: fachadas, portas, janelas, box para banheiro e sacadas. Redução em até 80% a entrada de calor, modernidade, privacidade e grande resistência mecânica e térmica estão entre os benefícios.


VIDRO COM PELÍCULA DE SEGURANÇA


O Blindex + Segurança é um vidro temperado que vem com a película de segurança já aplicada de fábrica. Essa película protetora é importante porque aumenta a resistência do vidro e mantém os cacos unidos e seguros em caso de quebra, não permitindo que os fragmentos do vidro se espalhem em caso de acidentes, reduzindo sensivelmente o risco de ferimentos mais graves. Um diferencial da marca é que o vidro sai de fábrica com a película protetora aplicada, ou seja, o vidro sai da têmpera e já recebe a película.


Quando a película é colocada de forma manual, não é possível garantir a padronização de modo que todas as peças saiam igualmente perfeitas e com o mesmo padrão de qualidade. Já quando a película sai instalada de fábrica, após passar por um processo automatizado, o vidro temperado que já é cinco vezes mais resistente do que o comum, fica ainda mais seguro. Além disso, a Blindex atende na íntegra a norma ABNT NBR 14207:2009 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança.


Box de banheiro, portas, janelas e vitrines são possibilidades de aplicações. Já os benefícios incluem aumento da resistência do vidro temperado; aplicação direto na fábrica em linha de produção; proteção contra raios UV; mantém os fragmentos de vidros unidos e seguros em caso de quebra; aplicada em duas faces do vidro, possui função antivandalismo.


Amplamente utilizado na construção civil e na decoração, o vidro temperado Blindex é ideal para a aplicação em janelas, seja em residências ou em edifícios comerciais. Por se tratar de vidro de segurança, atende às principais necessidades técnicas para esse tipo de fechamento, além de ser um material nobre e muito requisitado nos mais diversos projetos de arquitetura. O vidro temperado Blindex pode ser produzido com maior ou menor grau de translucidez, o que garante a privacidade ideal para ambientes. Por isso, é recomendado o vidro temperado Blindex 6, 8 e 10mm, liso, impresso, serigrafado ou refletivo. Importante: Em caso de utilização de vidro temperado em janelas, o projeto deve atender às normas técnicas vigentes para esse tipo de aplicação.


Por sua transparência e segurança, o vidro temperado Blindex também é um dos materiais mais utilizados em projetos de fechamento de fachada, sejam eles comerciais ou residenciais. Sua aplicação permite a contemplação de paisagens existentes nas áreas externas do ambiente, tornando o projeto arquitetônico um sucesso. É indicado o vidro temperado Blindex 8 e 10mm, liso, impresso, serigrafado ou refletivo. Importante: Os projetos de fachada devem atender aos requisitos da ABNT NBR 7199:1989 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. A Blindex ressalta a necessidade de utilização de vidros laminados para aplicação em fachadas acima do pavimento térreo.


REVISTA CONTRAMARCO — NO DIA A DIA, QUAIS CUIDADOS DEVEM SER ADOTADOS PARA EVITAR ACIDENTES COM OS VIDROS DAS ESQUADRIAS?


Glória Cardoso — A Blindex, presente no mercado vidreiro há mais de 70 anos, pode falar com propriedade sobre segurança em vidros. Elencamos as principais medidas desde o momento da compra:


1. Muito cuidado na hora de escolher o profissional ou a loja, que deve prezar pela segurança em primeiro lugar. A instalação incorreta dos produtos pode causar a quebra do vidro, por isso, sugerimos que o consumidor dê preferência a revendedores e instaladores autorizados, treinados e capacitados. O mais indicado é que o consumidor exija a película de segurança original de fábrica em suas portas, janelas e box de banheiro, principalmente, já que é o local onde a pessoa está mais vulnerável.


2. Não é indicada a instalação de outros tipos de película decorativas, de controle solar ou que não sejam especificamente testadas para a segurança ou instaladas de maneira manual, pois essas alternativas não garantem desempenho suficiente para “prender” todos os cacos, se por acaso, a quebra do vidro acontecer.


3. Solicitar e guardar o manual de conservação e limpeza, que traz todas as informações e recomendações necessárias para a melhor conservação e utilização do produto.


4. Por fim, realizar uma manutenção preventiva a cada 12 meses com um profissional de confiança.


Quero chamar atenção também para acidentes com box de vidro em banheiros. A Blindex foi uma das primeiras empresas a comercializar no Brasil o box de vidro com película de segurança. Essa película protetora é importante porque aumenta a resistência do vidro e mantém os cacos unidos e seguros em caso de quebra, não permitindo que os fragmentos do vidro se espalhem quando acontece um acidente, reduzindo sensivelmente o risco de ferimentos mais graves.


É fundamental que o consumidor saiba escolher o tipo de vidro. Existe a norma técnica ABNT 14207 específica e recomenda três tipos de vidro de segurança para utilização em boxes de banheiro: vidro temperado; vidro laminado e o vidro temperado com película de segurança.


O consumidor precisa ter conhecimento também que o box de banheiro é um item manuseado diariamente e sofre intenso desgaste ao longo do tempo. Por isso, para garantir a segurança, a norma recomenda que o box de banheiro passe por uma manutenção periódica a cada 12 meses. A manutenção inclui a verificação e revisão de todos os componentes e, se necessária, a substituição, garantindo o perfeito funcionamento do produto.


Um projeto seguro de box de banheiro deve conter também: atendimento integral às normas de segurança, principalmente a ABNT NBR 14207, aparador de porta com batedor regulável, trava de segurança, que impede que a porta se solte do trilho, guia de porta reforçada, roldana blindada com dupla proteção e sistema de fixação com parafusos autobrocantes.


Este é um assunto de utilidade pública. Mesmo que o box não apresente nenhuma irregularidade, é fundamental que seja feita a manutenção preventiva do box do banheiro a cada 12 meses com uma empresa de confiança. Esse processo de manutenção também é previsto e recomendado pela ABNT. A película de segurança ainda não é um item obrigatório por norma na instalação dos boxes de banheiro, porém, independente da marca, é fundamental que o mercado se mobilize na divulgação desse item de segurança que pode garantir a integridade física dos usuários dos produtos, evitar acidentes que podem ser sérios e melhorar muito a imagem do vidro perante seus consumidores.


É necessário que todos os envolvidos nesse segmento tenham conhecimento desse item de segurança, para que seja possível a aplicação em escala industrial. Não há motivos para não trabalharmos na proteção das pessoas.


REVISTA CONTRAMARCO — EM CASO DE QUEBRA DO VIDRO, QUAIS MEDIDAS DE SEGURANÇA PODEM SER APLICADAS ATÉ A SUBSTITUIÇÃO?


Glória Cardoso — Isolar totalmente o ambiente até que os cacos sejam removidos por completo e a limpeza seja realizada, de preferência, por um profissional do segmento para evitar acidentes; acionar um profissional autorizado da Blindex para a substituição do produto; e no caso do box de banheiro com vidro Blindex + Segurança, é possível a abertura e fechamento da porta com o vidro quebrado apenas para que a pessoa possa se retirar do local. O produto não deve ser manuseado novamente até que a troca seja realizada. Ressaltamos a importância em realizar manutenção preventiva anual através de uma Revenda Blindex, com o intuito de manter o bom funcionamento do produto.


REVISTA CONTRAMARCO — AO SOFRER IMPACTO, O QUE ACONTECE COM OS TIPOS DE VIDRO (COMUM, LAMINADO, TEMPERADO, LAMINADO-TEMPERADO, TEXTURIZADO, DE SEGURANÇA E INSULADO)? COMO FICAM QUANDO QUEBRAM?


Glória Cardoso — Vidro comum: quebra com facilidade formando lâminas cortantes, é o mais perigoso e não deve ser utilizado em esquadrias e banheiros.


Vidro laminado/Reprodução: Portal Construção Fácil e Reiki


Vidro laminado: Formado por duas chapas de vidro comum e uma película de segurança interna, esse tipo de vidro é resistente, porém quebra com mais facilidade do que um vidro laminado temperado ou o próprio temperado. Ao quebrar, forma a trinca, mas não cai caco de vidro, porque ele tem uma película interna entre duas camadas de vidro.


Laminado temperado: É composto por duas chapas de vidro temperado e uma película de segurança interna, sendo um vidro que possui alta resistência a impactos e não quebra com facilidade. Em caso de quebra, forma a trinca com cacos pequenos e arredondados e os cacos se mantêm presos à película interna do produto.


Vidro temperado ou texturizado temperado: é um vidro cinco vezes mais resistente que o comum, é seguro e suporta grandes impactos. Ao quebrar, forma fragmentos pequenos e arredondados, os cacos caem estilhaçando no chão.


Vidro insulado/Reprodução: Arch Glass e PKO do Brasil


Vidro insulado: Formado por duas peças de vidro unidas por um perfil de alumínio, a sua resistência vai depender do tipo de vidro que irá compor o sistema. A quebra do vidro insulado também vai se comportar de acordo com o modelo escolhido.


Reprodução: Blindex


Vidro com película de segurança: O Blindex + Segurança é um vidro extremamente seguro, pois além de contar com o vidro temperado, a película de segurança é importante porque aumenta a resistência do vidro e mantém os cacos unidos e seguros em caso de quebra, não permitindo que os fragmentos do vidro se espalhem em caso de acidentes.

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page