top of page

VIDROS DE CONTROLE SOLAR, REFLETIVOS, SELETIVOS E LOW-E

*Por Fernando Simon Westphal


Reprodução: UNA Construtora

Quando se fala em vidros para conforto térmico e eficiência energética é comum aparecer essa nomenclatura: vidros de controle solar, refletivos, seletivos e low-e. Muitas vezes esses termos geram confusão e por isso eu gostaria de dedicar este texto à apresentação de alguns conceitos importantes.


Antecipando a resposta, segue um resumo: vidros de controle solar e vidros seletivos são a mesma coisa; os refletivos e os low-e são tipos de vidros de controle solar.


O vidro de controle solar é aquele que possui um revestimento metálico (coating, em inglês) impregnado numa das faces do vidro ainda na fábrica. Esse revestimento tem a função de filtrar a radiação solar, resultando em diferentes taxas de transmissão de luz e calor. Dependendo da composição desse coating, ou seja, dos tipos de metais e óxidos metálicos utilizados para formar esse revestimento, o vidro acaba por “selecionar” a radiação do sol que incide sobre o vidro, deixando passar mais luz do que calor. Por isso, esses vidros são também chamados de seletivos.


Na literatura estrangeira, é comum encontrar as duas expressões: selective glazing systems, ou seja, sistemas de envidraçamento seletivos; e glass for solar control, cuja tradução literal seria vidro para controle solar. Os dois termos estão corretos e tratam do mesmo produto. Aqui no Brasil, a norma que trata desse vidro, ABNT NBR 16023, utiliza a nomenclatura “vidros revestidos para controle solar”. Alguns fabricantes nacionais têm adotado o termo “vidro de proteção solar” para atingir o consumidor final com um significado mais direto do que o produto é capaz de proporcionar. Eles estão corretos. Defendo até que deveríamos mudar nossa norma para oficializar esta expressão.


O termo “vidro refletivo” também é utilizado no mercado para se referir ao vidro de controle solar, porque na maioria das vezes esse tipo de vidro é mais refletivo (espelhado) do que um vidro incolor comum. Mas eu não concordo com essa expressão, porque acaba induzindo o consumidor a crer que todo vidro de controle solar é espelhado, o que não é verdade. Por isso, acho que esta expressão leva a confusões e prefiro não utilizar. Na verdade, para mim, vidro refletivo seria um vidro espelhado.


O vidro low-e é um tipo de vidro de controle solar. Recebe essa nomenclatura porque o revestimento metálico desse produto tem uma composição que resulta em uma superfície de baixa emissividade (em inglês, low emissivity, daí a expressão low-e). A baixa emissividade é uma característica dos metais polidos em evitar a radiação de calor. É o que chamamos de “barreira radiante”. Se o material tem dificuldade de emitir calor por radiação, ele resulta em menos trocas térmicas, logo torna-se mais isolante. É como se ele esquentasse, mas não emitisse o calor. Nos vidros, funciona da seguinte maneira: imagine que o vidro esquenta com a incidência do sol na fachada; se o revestimento metálico é colocado na face interna do vidro, ele terá dificuldade de irradiar o calor para dentro do ambiente, emitindo mais calor para o exterior. Na prática, é como se o vidro jogasse mais calor para fora do que para dentro, ou como se refletisse mais o calor de volta para o exterior. Por isso existe a confusão em chamar esses vidros também de “refletivos”. Na verdade, os vidros low-e são exatamente o contrário. Geralmente, são vidros mais transparentes e menos espelhados do que os vidros de controle solar comuns. São produtos mais sofisticados.


Toda essa nomenclatura gera certa confusão, por isso eu insisto sempre na análise das propriedades do produto, seus dados de transmissão de luz e calor. No fim das contas, o desempenho é o mais importante e a especificação deve ser feita sempre pelos dados técnicos.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page