Um sistema usando o vidro extra transparente da Pilkington, fabricante de vidros com sede no Reino Unido, está em operação para proteger das marés altas a Basílica de São Marcos, em Veneza, na Itália. A Pilkington e a Saint-Gobain possuem também a Cebrace, marca formada pela joint-venture entre as duas empresas.
Com a média de água alta na cidade, regularmente superior a 60cm, a catedral corre o risco diário de ser danificada pelas marés altas. O pavimento e a antecâmara da Basílica (Narthex), em frente à entrada principal, ficaram submersos 250 vezes nos últimos anos.
Para manter a catedral protegida contra danos, uma solução arquitetônica, usando vidro Pilkington, foi instalada para fornecer uma segurança aprimorada ao sistema atual, que só é ativado quando a subida da maré excede 110cm.
Enquanto uma solução de longo prazo está em construção, a barreira impermeável de aço e vidro Pilkington Optiwhite protegerá a estrutura da erosão. O Pilkington Optiwhite é um vidro float extra transparente com baixo teor de ferro e transmissão de luz muito alta.
Como painel envidraçado de três camadas, é adequado para uso em ambientes úmidos e capaz de melhorar não apenas as características mecânicas, mas também o comportamento pós-quebra dos painéis envidraçados. A escolha do material também oferece vistas desobstruídas sobre a praça e a catedral.
Além disso, o projeto finalizado foi testado ao extremo para que, no caso improvável de quebra de uma das lâminas, toda a estrutura permaneça intacta e continue protegendo a catedral.
Fonte: Glass International
댓글