Fotos: Maciej Lulko
Um dos mais antigos da Europa, o Jardim Botânico da Universidade Jaguelônica, em Cracóvia, na Polônia, tem sua fachada equipada com vidros de controle solar Stopray Vision-72T, da fabricante AGC Brasil.
Grandes fachadas de vidro requerem soluções altamente seletivas que permitem a entrada de tanta luz natural quanto possível no edifício, minimizando ao mesmo tempo o impacto no clima interior através de um controle solar eficaz. “Stopray Vision-72T combina uma transmissão de luz muito alta e um baixo fator solar, oferecendo uma excelente seletividade”, descreve a empresa.
O duplo revestimento prateado torna o Stopray Vision-72T seletivo, proporcionando proteção contra calor e radiação solar graças a um fator solar de 38%. O produto permite a entrada de 72% da luz visível, explorando a luz do dia para garantir ambientes cheios de luz durante todo o ano. “Com um valor Ug de 1,3 W/(m2K), este envidraçamento proporciona excelente isolamento térmico em países de clima quente”.
O complexo de estufas apresenta uma tamareira única com 150 anos, exemplar precioso e o mais antigo da Europa. A árvore de 14 m ainda está em crescimento, por isso, foi necessária uma ampliação da estufa para lhe dar espaço suficiente.
A nova estrutura foi modelada pela AKN Pracownia Projetowa a partir de suas antecessoras encontradas em ilustrações de meados do século XIX, a fachada foi construída pela Alsal. No seu ponto mais alto, o novo pavilhão tem 21 m de altura, cerca de 7 m mais alto que aquele que ali existia desde a década de 1970.
Fonte: AGC Brasil
Comments