Buscar
  • Equipe Contramarco

VENTILAÇÃO NATURAL EVITA A PROPAGAÇÃO DE VÍRUS E BACTÉRIAS


Reprodução: AllPosters


Seja em casa, na escola ou no trabalho, muitas pessoas passam boa parte do tempo em ambientes fechados. Segundo o arquiteto Sebastião Lopes, fundador da Arqsol Arquitetura e Tecnologia, a falta de ventilação adequada não só estressa mais as pessoas, como também pode levar a problemas de saúde.


“Um espaço com uma ventilação inadequada ou apenas com o uso de ar-condicionado pode se tornar um ambiente propício para a dispersão de vírus e bactérias”, comenta Lopes.


De acordo com o arquiteto, a ventilação cruzada é uma excelente estratégia para manter a sensação térmica ideal. Para isso, é preciso que as aberturas - portas e janelas - estejam em zonas de pressão opostas, pois o ponto de entrada do ar fresco e o de saída do ar interno precisam estar em sintonia. “O benefício é para o bolso também, já que há uma redução de gasto com energia”, explica.


Lopes deixa uma dica para o caso de necessidade de equipamentos capazes de refrigerar ou reduzir a temperatura do ambiente. Para ele, o ideal é optar pelo climatizador evaporativo. Além de consumir até 90% menos de energia que o ar-condicionado, retém as impurezas e ajuda a elevar a umidade do ar.


Fonte: Casa9 Agência de Comunicação

41 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200