top of page
Equipe Contramarco

VEJA COMO USAR O MERCADO DIGITAL A FAVOR DO SEU NEGÓCIO

Estudo da consultoria empresarial estadunidense McKinsey, de 2018, mostra que empresas que aplicam tecnologia a seus projetos podem gerar 50% a mais de lucro em relação àquelas que não usam


Reprodução: Viver de Blog

Com a tecnologia presente em diferentes esferas das relações sociais e laborais e o cenário de pandemia, são cada vez mais raros os exemplos de setores da economia que dispensam ferramentas digitais ou que ainda estão em um estágio inicial na implementação delas.


De acordo com a pesquisa "O impacto da IA no mercado de trabalho", realizada pela consultoria americana DuckerFrontier a pedido da Microsoft, a adoção máxima da Inteligência Artificial (IA) na Construção Civil no Brasil poderá impactar no crescimento de 42% de novas vagas no setor até o ano 2030 em comparação com as estimativas feitas pelo Banco Mundial e o FMI.


No setor da construção civil, a IA pode ser utilizada, entre outras funções, no design de projetos, na melhoria da experiência do cliente, na prevenção de acidentes, na robotização de canteiros e na simulação do uso de materiais.


De acordo com estudo realizado, em 2018, pela consultoria empresarial estadunidense McKinsey, em que foi analisada a relação entre a IA e a construção civil em âmbito global, constatou-se que empresas que aplicam tecnologia a seus projetos podem gerar 50% a mais de lucro em relação àquelas que não o fazem.


Por isso, esse post traz algumas dicas sobre como utilizar as ferramentas digitais a favor do seu negócio, tornando-o mais competitivo e atraindo clientes.


CRIAR UM "CARTÃO DE VISITAS"


Uma presença digital eficiente necessita da criação de um site. Ele será seu "cartão de visitas", por isso, deve ser muito bem pensado e desenvolvido. Para alcançar resultados positivos, sua página deve ser rápida e eficiente, além de ter um layout otimizado e responsivo. Assim você terá mais chance de transformar visitantes em clientes reais.


EXPLORAR O GOOGLE MEU NEGÓCIO


Essa solução está diretamente ligada ao que aparece no Google, quando o usuário pesquisa informações de estabelecimentos (especialmente os físicos). Assim, o empreendedor deve cadastrar informações básicas relevantes para o negócio, como horário de funcionamento, telefone e endereço e site, e, com isso, é possível receber feedbacks dos clientes, que deixam avaliações no Google.


TESTAR QUAL REDE SOCIAL É MELHOR PARA O NEGÓCIO


As redes sociais impactam e atraem públicos diferentes diariamente e, com a pandemia, o consumo de conteúdos nesses canais aumentou. Conforme o portal Resultados Digitais, no início de 2021, os brasileiros passavam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais. Dependendo do segmento do negócio, o público do Facebook ainda é mais apropriado do que o Instagram, contudo, isso só é possível de verificar usando ambas as plataformas e avaliando qual delas traz mais engajamento. Outro exemplo é o LinkedIn, se o foco do seu negócio for prestar serviços para empresas, esta é a rede social mais indicada para divulgar projetos, fazer networking e iniciar contatos.



Porém, somente criar uma página nas redes não é mais suficiente, pois é preciso gerenciá-la, produzir conteúdos relevantes, mensurar os resultados e manter trabalhos voltados à fidelização da base de clientes já existentes.


Assim, investir em técnicas de SEO se torna cada vez mais relevante, pois essa ferramenta garante que o conteúdo publicado seja ranqueado nas melhores posições de busca no Google a partir do uso estratégico das palavras-chave. O WhatsApp Business

também traz uma série de benefícios importantes para o negócio, por ser um canal de contato instantâneo e direto com o cliente.


EXPLORAR O MARKETPLACE


Disponível no Facebook e Instagram, é a parte das redes destinada exclusivamente a vendas. Por serem plataformas de grandes tendências do e-commerce no mundo todo, os pequenos negócios podem se beneficiar bastante, utilizando estratégias de captação de novos clientes. Porém, para funcionar e ter resultados, a empresa deve estar com a gestão administrativa e financeira saudáveis, porque sempre há riscos de investimentos.


É normal não alcançar todos os resultados esperados logo no início da administração das redes sociais. Mas, o importante é conseguir avaliar o que deu certo e se esforçar para melhorar os pontos que precisam de atenção. Para isso, você vai precisar fazer uso de métricas, para a comodidade dos usuários, a maioria das plataformas digitais oferece relatórios.


Então, a ideia é sempre acompanhar o desempenho de todas as ações feitas, sejam nas redes sociais, no seu site ou demais ferramentas e avaliar os resultados de acordo com os objetivos previamente definidos.


Fontes: Sebrae, Resultados Digitais e Terra.

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page