top of page
Equipe Contramarco

TENDÊNCIA DE MERCADO, EFEITO MADEIRA EM ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO UNE BELEZA, BAIXO CUSTO E SUSTENTABILIDADE

A solução poderá ser vista de perto na FESQUA, maior evento de esquadrias e vidro da América Latina, que acontece em setembro, na capital paulista


Placas de madeira com cores clara e escuras
Divulgação: Prodec/Instagram

O efeito madeira em esquadrias é uma tendência cada vez mais popular na arquitetura e na construção civil por combinar a durabilidade e resistência do alumínio com o visual elegante da madeira. Proporciona, assim, uma solução que atende tanto às necessidades estéticas quanto funcionais.


Segundo especialistas, a solução oferece várias vantagens, como resistência à corrosão, baixa manutenção e maior eficiência energética. Conta a seu favor, ainda, a sustentabilidade – pois evita a derrubada de árvores - e as amplas possibilidades de personalização. Isso porque os revestimentos podem reproduzir diferentes tipos de madeira, como mogno, carvalho e cerejeira.  


A tendência poderá ser vista de perto na FESQUA (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) que, em sua 15ª edição, traz novidades para atender as empresas e profissionais do setor. Ela será realizada entre os dias 11 e 14 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, simultaneamente à FESQUA VETRO, uma plataforma exclusiva e dedicada ao setor vidreiro, à FEIPAT (Feira da Patologia das Construções) e ao EBRATS (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamento de Superfícies).  


Nome confirmado na feira, a Ezy Color tratá sua tecnologia Powder on Powder (em português, pó sobre pó), para pintura efeito madeira em alumínio, desenvolvida na sede da empresa, na Itália, especialmente para climas áridos e tropicais. Dessa forma, mesmo quando exposto a altos níveis de radiação solar, o material não sofre “desbotamento”. As esquadrias de alumínio com Efeito Madeira Ezy Color estão disponíveis com muitas tonalidades da madeira, entre elas o branco, cerejeira vermelho, cerejeira real, nogueira escura, carvalho, deep dark deco, cedro colonial, entre outras.


“A tecnologia tornou possível o resgate do elemento madeira na arquitetura contemporânea e sustentável por não exigir elevados custos de manutenção - típicos da madeira in natura”, afirma Jorge Henrique, diretor comercial da Ezy Color. “A receptividade do mercado brasileiro superou as mais otimistas expectativas e se encontra em franca expansão. Diante disso, estamos investindo em uma nova unidade fabril, em Içara (SC), que elevará nossa capacidade de produção para 700 toneladas por mês do produto”. A empresa possui certificação de Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed), que promove as melhores práticas na construção para torná-la sustentável, também é membro do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), desde 2019.


Com 75 anos de mercado, a Prodec, que também marcará presença na FESQUA, destacará em seu estande a linha premium de sublimação com diversos tons amadeirados. “Oferecemos o serviço de tratamento em superfície de alumínio através de quatro processos. Além da tinta pó e da anodização simples e por interferência, adotamos também a sublimação e a tinta sobre tinta para nossos acabamentos efeito madeira”, afirma Laura Caradec, responsável pelo marketing da companhia. “A demanda, sem dúvida, tem atendido nossas expectativas e projeções”.  


A Prodec oferece o efeito amadeirado nos modelos Cumaru, Peroba Premium, Linheiro Escuro e Aroeira Premium.


Em torno de 700 marcas expositoras, muitas das quais líderes de mercado, são esperadas para o evento. Organizadas pela Italian Exhibition Group (IEG), a FESQUA, FESQUA VETRO, FEIPAT e EBRATS deverão ocupar uma área de exposição de 38 mil m² e atrair um público qualificado de 48 mil visitantes de 25 países diferentes. Além do espaço de exposição, os visitantes poderão desfrutar de atrações de conteúdos e de diferentes plataformas de negócios e networking.


MERCADO EM EXPANSÃO


A FESQUA chega à sua 15ª edição consolidada como o maior e mais importante evento para o mercado de esquadrias e vidro da América Latina. A feira é um poderoso centro gerador de negócios e oportunidades lucrativas tanto para as empresas expositoras como para os visitantes.


O mercado de esquadrias no Brasil está intimamente ligado à indústria da construção civil, que historicamente desempenha um papel fundamental na economia do país. Da mesma forma, o setor vidreiro também acompanha seu crescimento, embora também vinculado às indústrias automotiva e de eletrodomésticos.  


Segundo dados da Afeal, as vendas de esquadrias registraram por volta de 4% de aumento em 2023 na comparação com 2022, ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção tenha registrado queda de 0,5% no ano passado. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), porém, prevê uma alta de 2,3% para 2024, o que, por sua vez, deve impulsionar os mercados de vidro e esquadrias.  


SERVIÇO


Fesqua 2024 | Feira Internacional da Indústria de Esquadrias

Data: 11 a 14 de setembro de 2024

Horário: 4ª a 6ª - 13h às 20h | Sáb. - 11h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP

Transporte gratuito: O evento disponibiliza vans próximas à Estação Jabaquara, 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.


Mais informações: fesqua.com.br

Comentarios


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page