Buscar
  • Equipe Contramarco

TECNOLOGIAS REVOLUCIONAM A CONSTRUÇÃO CIVIL


Reprodução: Sinduscon Lages

O setor representa 10% do PIB do País. Segundo estimativas de José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), neste ano, a área deve ter um crescimento de 2% em relação ao período anterior - índice ainda baixo, porém mais expressivo que os anteriores. Neste momento, as tecnologias se tornam cada vez mais essenciais para o setor.


Confira cinco exemplos:


#1. Drones – são ótimos instrumentos para chegar a regiões de difícil acesso e ajudam a fazer a inspeção de obras. Hoje, não é mais necessário mobilizar uma equipe e um guindaste para fazer a análise de um prédio com rachaduras, por exemplo, basta utilizar um drone para fazer as imagens.


#2. Impressão 3D – Já é possível fazer sua casa do zero, com uma impressora. A obra Apis Cor, desenvolvida na Rússia, é um exemplo da eficiência dessa tecnologia que levantou 100% do imóvel em 24 horas.


#3. Nanotecnologia – foi uma importante aliada no desenvolvimento de materiais mais resistentes. Um exemplo é a criação de vidros autolimpantes, que se aproveitam da água da chuva e dos raios ultravioleta para manter a superfície sempre limpa.


#4. Big Data (conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados) – A informação é a maior tendência do século XXI. Iniciativas como a da Prospecta Obras fazem o setor avançar. Com a ferramenta, é feito o mapeamento de todas as obras em andamento no País, permitindo, assim, avaliar as regiões com demandas de equipamentos, materiais de construção, ou mesmo onde há déficit habitacional.


#5. BIM (Building Information Modeling, Modelagem de Informação da Construção, em tradução livre) – é uma das tecnologias mais modernas no que diz respeito a armazenamento e compartilhamento de dados. Com a ferramenta, é possível integrar os dados de todas as etapas de uma obra de forma automática, permitindo uma melhor visualização do projeto e mais amplitude na análise das estruturas.


Fontes: Assessoria Informa Mídia e revista Superinteressante

14 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200