A Copa do Mundo de 2022, no Catar, país peninsular árabe, disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro, ficou muito marcada pelas grandes construções e luxuosas arquiteturas de seus estádios – muitos deles construídos especificamente para receber o mundial. Os palcos dos jogos são todos modernos e tecnológicos e recebem o que há de mais inovador no mundo da arquitetura e engenharia.
O Lusail, principal palco e um dos símbolos da Copa, foi um dos estádios construídos do zero para receber o evento, assim como a cidade onde fica. Altamente luxuoso e tecnológico, sediou alguns dos jogos mais importantes da competição, incluindo a grande final.
Este edifício consiste numa base semicircular rodeada por um fosso e ligada aos estacionamentos por seis pontes. O layout interno é inspirado na antiga arte árabe de tecelagem de tigelas, um trabalho de design extremamente complexo e fascinante. O telhado é suportado por um anel de colunas arqueadas e pode ser aberto ou fechado conforme necessário.
O equipamento utilizado na construção da fachada do estádio Lusail foi um centro de usinagem de 5 eixos da marca Emmegi, produtora e comerciante italiana de sistemas para usinagem de perfis em alumínio, ligas leves, PVC e aço do grupo Voilàp. O modelo Satellite XTE é associado ao software 3D de usinagem: o Puma Pro, da marca Cameleon, também do grupo.
A empresa que desenvolveu esta fachada, que é cliente Emmegi de longa data, pôde programar e desenvolver as usinagens que formaram as aberturas triangulares, como uma tela perfurada que fornece sombra e filtra a luz que entra nos saguões internos. Isso, em combinação com o design da cobertura, representa uma adaptação ao perfil climático do Catar e ajuda a reduzir o consumo de energia.
A cobertura, feita de uma rede de cabos de 307m de diâmetro, é uma das maiores de rede de cabos de tração do mundo. O anel de compressão externo se conecta a um anel central tensionado por um complexo sistema de cabos. Tecnologias de refrigeração ao ar livre também são implementadas para maximizar o conforto no estádio.
Reprodução: Emmegi
SOBRE SATELLITE XTE
Centro de usinagem de 5 eixos CNC de cabine móvel, realizado para executar trabalhos de fresagem, furação, roscagem e corte em barras de grandes dimensões em alumínio, PVC, ligas leves e aço. A parte móvel da máquina é constituída por uma cabine dotada de motorização com cremalheira de precisão. O eletromandril de potência elevada (15 kW em S1) com engate de ferramentas HSK-63F permite realizar trabalhos, inclusivamente gravosos, com ótimos resultados de rapidez e precisão.
A nova cabina de proteção local foi concebida para conjugar a máxima funcionalidade, acessibilidade, insonorização e luminosidade com as exigências de segurança e ergonomia. O operador dispõe de grandes superfícies vidradas para controlar as execuções das usinagens e, graças ao sistema de total abertura da cabina em duas partes separadas, o acesso é facilitado durante as fases de limpeza e manutenção. O interior da cabina prevê a total segregação da área de trabalho das restantes secções do depósito porta-ferramentas e dos outros acessórios fornecidos no carro, garantindo a máxima recolha da apara para o tapete transportador e, como opção, a aspiração dedicada dos fumos de usinagem.
O depósito de ferramentas com 24 alojamentos, no portal móvel, dispõe de um sistema com braço permutador que reduz consideravelmente os tempos de mudança da ferramenta. A lâmina de 500mm está alojada separadamente em um depósito específico.
Satellite XTE dispõe de tornos motorizados que, na modalidade pendular dinâmica, se posicionam de modo independente e em tempo mascarado aos processos de usinagem do mandril no campo de trabalho oposto. Os tornos, robustos e de dimensões reduzidas, são facilmente configuráveis sem a utilização de ferramentas para as regulações geométricas. Os novos batentes permitem a total cobertura do campo de trabalho e desbloqueiam a área no caso de usinagens nos topos do perfil.
Reprodução: Emmegi
Todos os eixos CNC são absolutos e não exigem a reposição a zero ao reiniciar a máquina. Mais informações: https://www.emmegi.com/pt/produto/centro-de-usinagem/satellite-xte
SOBRE O PUMA PRO
Puma Pro é a solução, desenvolvida pela CAMaeleon GmbH, para a programação de centros de usinagem multi eixos, permitindo o melhor aproveitamento das características do meio de produção, tipicamente um centro de usinagem de 5 eixos.
O gerenciamento de todas as funções necessárias para o fresamento de peças complexas – como o manuseio de 5 eixos interpolados, o manuseio de superfícies de fresagem curvas, o manuseio de peças curvas e o gerenciamento completo do módulo de apalpação, juntamente com o manuseio das características típicas do centros de usinagem utilizados para usinagem de barras em alumínio e ligas leves – faz do Puma Pro uma opção para a movimentação de centros de usinagem de 5 eixos nos setores aeronáutico, ferroviário e industrial em geral.
Para mais informações, acesse: www.camaeleon.de
SOBRE O LUSAIL STADIUM
O Estádio Nacional de Lusail, ou Estádio Icônico de Lusail, é um estádio de futebol localizado em Lusail, no Catar, inaugurado em 22 de novembro de 2022. O processo para construção do estádio se iniciou em 2014, sendo vencido pelo consórcio composto pela HBK Constructing (HBK) e China Railway Construction Corporation (CRCC).
O estádio foi desenhado pela firma britânica Foster + Partners, para uma capacidade de 88.966 assentos. Como os demais estádios para a Copa do Mundo de 2022, o espaço foi climatizado utilizando energia solar e tendo pegada de carbono zero. A construção foi iniciada em 11 de abril de 2017, com o fim previsto para 2020, acabou sendo adiado juntamente com os três amistosos que aconteceriam até a Copa.
Após o evento, prevê-se uma reconfiguração para 20.000 lugares. O excesso de assentos será removido e as partes liberadas serão ocupadas por espaços comunitários com lojas, cafés, academias, instalações educacionais e uma clínica médica. Com o passar do tempo, o exterior dourado desaparecerá, replicando artesanato de metal envelhecido para criar um local vivo com caráter cultural.
Fonte: Emmegi/Goal
Comentarios