top of page

SINVIDRO-MG E AMVID REALIZAM 13º TECNOVIDRO: VEJA OS DESTAQUES DO EVENTO

Luis Henrique Tavares, diretor da Revista CONTRAMARCO e das feiras FESQUA e SAIE VETRO, marcou presença no encontro com oficinas e palestras


Digulgação: Sinvidro-MG/Amvid


A Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG), realizaram, no dia 7 de dezembro, das 8h às 23h, no Centro de Inovação Tecnológica (CIT), em Belo Horizonte (MG), o 13º Tecnovidro.


O Tecnovidro é um evento realizado anualmente com o objetivo oferecer oficinas e palestras com temas inovadores para vidraceiros, serralheiros, construtoras, engenheiros civis e arquitetos. Luis Henrique Tavares, diretor da Revista CONTRAMARCO e das feiras FESQUA e SAIE VETRO, marcou presença no encontro, que contou com 222 participações.


Segundo Alessandra Rodrigues, executiva de entidade de classe do Sinvidro-MG, o Tecnovidro teve vários momentos importantes, dentre eles a fala do presidente Leonardo Braz, que se despediu do grupo de associados como presidente da entidade. O mandato de Braz acaba no próximo dia 31 de dezembro e contou com vários desafios, pois mais de dois anos de mandato ocorreram durante a pandemia.


Ela relembra que o presidente agradeceu a confiança de todos e falou sobre a alegria de, mesmo diante de tantas dificuldades, ter conseguido iniciar o Projeto de Certificação INMETRO, para as indústrias vidreiras com o apoio do programa Fiemg Competitiva, que faz parte do trabalho do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “O projeto teve início em 2022 com consultoria preparatória em 10 empresas associadas. Até 7 de dezembro, 4 delas já estavam certificadas e, até março de 2023, as outras seis também já terão passado pela auditoria de certificação para a conquista do selo”, conta.


Fotos: Anderson Costa


Gustavo Mascena, superintendente do IEL, também marcou presença no evento e falou sobre a importância dos sindicatos patronais identificarem demandas de impacto que gerem realmente mais competitividade para o segmento. Durante o evento, as empresas Vidraçaria Pestana, Minas Laminação, Vidro Paiva e Polo do Vidro receberam a homenagem por já terem concluído o processo de certificação.


Nesta edição, o Tecnovidro contou com três oficinas: “Projeto, normas e montagem prática dos sistemas Max Sistem e envidraçamento de sacada sem rolamento, da AL Indústria”; “Projeto, normas e montagem prática de box sauna, da Sealed Box. O único com vedação total. Produto de alto valor agregado, para profissionais que buscam novidades para o portfólio”; e “Estudo do projeto, normas e realização de atividades práticas de fixação de vidros com produtos Adere em esquadrias. Aprenda a usar de forma adequada para garantir a segurança ao seu cliente”.


O encontro também apresentou um ciclo de palestras, foram elas: “ESG: Se você ainda não começou, já está perdendo dinheiro”, ministrada por Aline Azevedo, e “Vidro Duplo: Porque usamos tão pouco?”, com Luiz Barbosa.


“Luiz Barbosa que falou sobre porque usamos tão pouco os vidros duplos no Brasil e quais são as possibilidades que o mercado ainda não vislumbrou. A palestrante Aline Azevedo, especialista sobre o tema ESG, chamou a atenção para a mudança de percepção do mundo sobre temas como sustentabilidade, governança e relações entre a empresa e os diversos públicos com quem ela se relaciona”, descreve executiva de entidade de classe do Sinvidro-MG.


Segundo Aline, estar atento, atuante e ter transparência nas relações já impacta inclusive no valor econômico de cada negócio. “Por isso, não há tempo para espera. Quem ainda não se planejou, deve começar imediatamente se quiser manter-se no mercado de forma competitiva”, relata Alessandra.


Durante o ciclo de palestras, os participantes também conheceram as diretorias da AMVID e do Sinvidro-MG, que vão dirigir a entidade pelos anos de 2013, 2014 e 2015. O encerramento do evento teve a palavra do presidente da AMVID e do Sinvidro-MG eleito para o próximo triênio, Geraldo Vergilino de Freitas Junior.


“Em seu discurso, Junior falou sobre a importância do setor se unir para trabalhar em prol de anos de desenvolvimento. Ressaltou que o momento político que vivemos instituiu lados, mas que é importante ter apenas ‘o lado’, que vai trabalhar, participar ativamente, fiscalizar e que vai torcer para que o próximo governo seja bom para todos, inclusive para o ambiente de negócios”, conta a executiva de entidade de classe do Sinvidro-MG. O presidente eleito deixou uma mensagem de esperança para todos e desejou em nome das entidades um natal especial e um ano de 2023 de muito sucesso para todos.


“As entidades vidreiras querem agradecer aos parceiros que acreditaram nos projetos realizados em 2022 e, em especial, o Portal Vidro Certo, que foi o patrocinador do Tecnovidro, da ‘Semana do Vidraceiro’ e da exposição ‘O Vidro no Mundo’. Nosso muito obrigada também às empresas apoiadoras: AGC, AL Indústria, Abividro, BendGlass, Reflex Tempervidros, CONTRAMARCO, Gusmão Representações, Perfil, Ideia Glass, Projeção Consultoria, Glasspartes, ECG Sistemas, Soul Tech, Synic Software, Guardiam do Brasil, Vivix, Cebrace e Saint-Gobain”, finaliza Alessandra.


Fonte: Sinvidro-MG/Amvid

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page