Foram mais de 35 mil empregos gerados entre os meses de janeiro e outubro de 2020
Responsável por mais de 6% do PIB nacional, a construção civil é destaque na geração de empregos em SC. Segundo Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA-SC, a construção civil envolve uma cadeia produtiva que vai desde a extração de recursos, passando pela produção de insumos e matérias pela indústria, tais como ferro, cimento, vidros e outros, até grandes obras de infraestrutura nas áreas de saneamento, água e energia, mobilidade e, sobretudo, habitação.
Em Santa Catarina, o saldo de contratações foi maior do que o esperado. De acordo com dados de 2020, fornecidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), de janeiro a outubro a construção civil e o setor industrial contrataram 48.907 colaboradores, atingindo a marca de 35.210 novos empregos, maior número de contratação dos estados brasileiros.
De acordo com o economista e professor Márcio da Paixão Rodrigues, apenas nos quatro primeiros meses de 2021 foram gerados no setor, cerca de 9.500 empregos formais, representando 10% das vagas abertas no Estado neste ano, 489% a mais que na mesma época do ano anterior.
Para Rodrigues, três fatores são essenciais para explicar o crescimento: a economia local, a capacidade do setor em se reerguer e adaptar-se às novas situações em um cenário de pandemia e as reduções de juros e facilidades de financiamentos imobiliários, impulsionando as vendas.
Santa Catarina, atualmente, possui uma das menores taxas de desemprego, um dos melhores índices de geração de emprego e uma das melhores rendas médias do país. Esses fatores acabam impulsionando de forma diferenciada o mercado consumidor por imóveis, especialmente na construção civil, relata o economista.
Para toda obra realizada no Estado, os responsáveis precisam emitir Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), desta forma, o CREA-SC pode controlar quem são os responsáveis técnicos e, também, identificar os tipos de obras realizadas. No ano de 2020, foram 47% ARTs emitidas em Santa Catarina, destas, 42,5% foram emitidas por profissionais da engenharia civil.
Comparando o acumulado de ARTs de janeiro a abril com anos anteriores, tivemos crescimento de 18,16% em relação a 2020 e 5,47% em relação a 2019. Em março de 2021, também batemos recorde de ARTs geral. Foi o mês com o maior número já registrado na história, mostrando aquecimento da economia, apesar da pandemia, explica Carlos Alberto, Kita Xavier, presidente do CREA-SC.
Fonte: G1
Comments