top of page

SAINT-GOBAIN REFORÇA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E FECHA CONTRATO COM A GÁS VERDE

Equipe Contramarco

Fábrica da Quartzolit será a primeira unidade fabril do setor da construção civil do país abastecida por combustível 100% renovável


SAINT-GOBAIN REFORÇA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E FECHA CONTRATO COM A GÁS VERDE PARA IMPLEMENTAR BIOMETANO EM QUEIMADOS (RJ)
Reprodução: Saint-Gobain e Gás Verde

Focada em reforçar e avançar sua agenda de sustentabilidade, a Saint-Gobain, líder mundial em materiais de construção leves, anuncia contrato de quatro anos com a Gás Verde para fornecimento de 468 mil m³ de biometano por ano para o abastecimento integral da planta da Quartzolit em Queimados (RJ). A unidade, que produz placas de drywall, se tornará a primeira fábrica de materiais de construção do país a usar combustível 100% renovável, com redução de emissões de CO2 em 870 t por ano.


O biometano é o combustível renovável produzido a partir da purificação do biogás oriundo da decomposição de resíduos sólidos urbanos e origina um bicombustível que reduz em 99,9% as emissões de dióxido de carbono e metano, dois Gases do Efeito Estufa (GEE). A medida contribuirá para o cumprimento das metas da Saint-Gobain de atingir a neutralidade de carbono até 2050.


A Gás Verde produz o gás renovável a partir do tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos provenientes do Aterro de Seropédica (RJ), o maior da América Latina. O biometano tem a mesma aplicação do gás natural e pode substituir combustíveis fósseis em processos produtivos e frotas leves e pesadas, como o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás natural, a gasolina e o GNV.


“Cada vez mais, as indústrias estão utilizando o biometano no seu processo produtivo, reduzindo drasticamente suas emissões. Ao oferecer esse combustível 100% renovável, a Gás Verde atua numa solução alinhada às metas ESG das companhias, num claro avanço no processo de descarbonização das indústrias”, afirma Marcel Jorand, CEO da Gás Verde. As soluções sustentáveis da Saint-Gobain já representam 72% das vendas do Grupo e resultam na prevenção de cerca de 1.300 milhões de toneladas de emissões de CO2.


“A adoção do biometano reforça o comprometimento da Saint-Gobain com os desafios da descarbonização mundial. Nossos objetivos incluem expandir gradualmente o abastecimento com combustível 100% renovável para outras plantas do Grupo na América Latina ao longo dos próximos anos. A medida dá continuidade à nossa agenda ambiental, que inclui investimentos de mais de €100 milhões por ano em capital e projetos de P&D ligados ao desenvolvimento de soluções sustentáveis que proporcionem bem-estar e conforto”, afirma Javier Gimeno, CEO do Grupo Saint-Gobain na América Latina.


Neste sentido, as duas empresas assinaram ainda um Memorando de Entendimento visando a ampliação da distribuição de biometano para mais unidades do Grupo, começando pela planta da Saint-Gobain Canalização em Barra Mansa (RJ).


Fonte: Saint-Gobain e Gás Verde/Assessoria Weber Shandwick e Danthi Comunicação


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page