Buscar
  • Equipe Contramarco

RESTAURO E AMPLIAÇÃO DO MUSEU DO IPIRANGA

“A parceria com as instituições mostra que estamos desenvolvendo um novo conceito de incentivo à cultura e à educação no Brasil. O Museu do Ipiranga é um símbolo nacional que representa o surgimento do Brasil como nação independente, por isso, em 2022, no bicentenário da Independência, esperamos entregar um novo museu ao público, um novo conceito de museu histórico”, disse ao Jornal da USP o reitor universidade, Vahan Agopyan.


O edifício está fechado para visitação do público desde 2013, por conta da necessidade de obras de restauração e modernização assumidas pela construtora Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia. A reforma tem custo de cerca de R$ 139,5 milhões e é patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura por empresas como o Banco Safra, Bradesco, Caterpillar, Comgás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), EDP, EMS, Honda, Itaú, entre outras.


O ANDAMENTO

Reprodução: Jornal Zona Sul


Em fevereiro deste ano, o Comitê Gestor, responsável pelo projeto de restauração do museu, promoveu uma reunião com representantes da Universidade de São Paulo (USP), do Governo do Estado e das empresas patrocinadoras para falar sobre os avanços na reforma do edifício.


Durante a reunião, foi firmado um convênio entre a Fundação Banco do Brasil – representada pelo presidente, Ascepius Ramatiz Lopes Soares e o Museu do Ipiranga para a doação de R$ 12 milhões destinados à criação das novas exposições da instituição. Os recursos serão investidos na conservação e restauro das quatro mil peças que serão expostas, além de decoração dos espaços e compra de mobiliário.


Sobre o andamento da obra, o superintendente do Espaço Físico da USP, Francisco Ferreira Cardoso, disse que as atividades preliminares como instalação de tapumes, andaimes e canteiros, o remanejo de árvores e o acompanhamento arqueológico estão sendo concluídas. Em seguida, terão início a restauração da fachada sul e a construção de um Pavilhão de Informações.


Depois de finalizado, o Museu do Ipiranga contará com 5.456m² de área expositiva, dividida em 43 ambientes para exposições de curta e longa duração.


A OBRA DE PERTO


A página do Facebook Diário da Obra realizou um episódio em vídeo sobre a restauração, inclusive de portas e, os cuidados que os funcionários estão tendo com o acervo que não pôde ser retirado do local.


Mais informações: museudoipiranga2022.org.br/

Fontes: Governo do estado de SP e Diário da Obra


19 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200