Reprodução: Arch Glass e Viator
Segundo a Divinal Vidros, distribuidora de vidros e espelhos para vidraçaria, construção civil, arquitetura e decoração, os zoológicos de todo o mundo estão utilizando vidros multilaminados especiais em ambientes transparentes.
Entretanto, o profissional precisa considerar também o peso total do conjunto de placas de vidro, que deverão estar em sintonia com a estrutura que será acomodada. As análises de especialistas ajudarão a identificar a melhor película (intelayer) e espessura do vidro para compor as várias laminações, evitando possíveis sobrecargas. Resistente e cristalino, a utilização do vidro é crescente, porque aproxima os visitantes de zoológicos e aquários do mundo animal, permitindo maior interação do público com os animais aquáticos e terrestres em seu habitat natural com maior conforto visual, segurança física e a versatilidade que só o material oferece. E, mais do que isso, ainda protegem melhor os bichos e visitantes, que costumam jogar alimentos e outros objetos. Nesses locais, o vidro não só garante uma visão ampla e sem obstáculos dos cenários, como também fica responsável por impedir a passagem dos animais e por suportar toda a pressão oriunda do grande volume de água. Para garantir essas qualidades, o mercado vidreiro oferece vidros estruturais especiais. A escolha por uma ou outra tecnologia dependerá dos cálculos realizados por engenheiros, arquitetos e especialistas no assunto.
Nesses cenários, o vidro auxilia na criação de um espaço o mais próximo possível do habitat natural da espécie (marinha ou terrestre), contribuindo para o conforto do animal. No zoológico, por exemplo, o material é capaz de promover o conforto acústico para os animais.
A barreira de proteção que o vidro cria afasta os ruídos externos (como os causados por aglomerações dos visitantes), evitando estresse e contribuindo para o descanso do animal. Além disso, ao eliminar o uso de grades, as barreiras de vidro nos zoológicos garantem proteção física (do animal e visitante) sem desconforto visual. Este cenário estreita os laços com o público visitante e o zoológico, pois proporciona maior contato com o animal.
Quanto utilizado na construção de aquários, o vidro auxilia na elaboração de áreas mais extensas de observação, destacando a vida marinha e facilitando a apreciação das espécies e do cenário pelos visitantes. Além disso, aquários gigantes de vidro auxiliam as equipes de pesquisas e, dependendo da temática, o elemento consegue fomentar a educação e a cultura de uma determinada região.
Essa tendência não está sendo aproveitada somente em aquários e zoológicos ‘tradicionais’, pois cada vez mais hotéis e restaurantes estão explorando a técnica para trazer a natureza exótica da região (e de outras partes do mundo) para dentro de seus estabelecimentos.
Reprodução: Divinal Vidros e Arch Glass
Commenti