A partir deste mês, a empresa de reciclagem Catarina Vidros irá disponibilizar caçambas exclusivas para a coleta de vidro plano de vidraçarias associadas da Ascevi e Sindicavidros-SC
Evento de lançamento da campanha/Divulgação: Ascevi
Unindo sustentabilidade e responsabilidade social, no dia 01 de março, foi lançado oficialmente a campanha “Vidro Solidário”. Através da parceria firmada entre a Verallia, Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi), Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais de Santa Catarina (Sindicavidros-SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Banco de Alimentos de Santa Catarina foi criada a iniciativa que tem como objetivo aumentar a reciclagem de vidro plano (janelas, espelhos, box de banheiro, assim como os vidros utilizados na construção civil de fachadas, guarda-corpos, mirantes, piscinas, etc.), em Santa Catarina.
A partir deste mês, a empresa de reciclagem Catarina Vidros irá disponibilizar caçambas exclusivas para a coleta de vidro plano de vidraçarias associadas da Ascevi e Sindicavidros-SC. Mensalmente, o volume arrecadado será pesado e convertido em reais que serão direcionados ao Banco de Alimentos de Santa Catarina, organização apoiada pela Fiesc, para a compra de alimentos que serão entregues gratuitamente às entidades previamente cadastradas. O projeto piloto terá início em Florianópolis e tem planos de expansão para outras regiões do estado, conforme a Ascevi.
“Com a Campanha Vidro Solidário, poderemos engajar o setor empresarial na causa da reciclagem de vidro plano e ainda contribuir para o aumento das taxas de circularidade desse nobre resíduo. Esperamos engajar cada vez mais todos os setores da sociedade para contribuirmos, em conjunto, com a preservação do meio ambiente”, afirma Sofia Wurlitzer, gerente de projetos de Responsabilidade Social Corporativa e CO2.
Nas fotos em ordem: Alexandre Athayde, presidente da Ascevi; Samir Cardoso, presidente do Sindicavidros-SC e Joana Santos, responsável pela área comercial e eventos; Sandro Volpato Faria, gerente de responsabilidade social Fiesc e representante da vice-presidência da regional sudeste da Fiesc; Andrei Moreira, proprietário da Catarina Vidros; e Jussara Maria Moraes Castilhos, interlocutora de responsabilidade social ao lado de Jorge Luiz Bof, presidente da Banco de Alimentos/Divulgação: Ascevi
Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, ressalta que, além do caráter social, a campanha tem um importante papel educativo ao incentivar o reaproveitamento do insumo. “A indústria tem buscado formas de fazer a gestão dos seus resíduos de maneira sustentável. A reciclagem reduz as emissões de CO2 e a extração de matéria-prima virgem”, frisa.
Durante o evento de lançamento da campanha, Jorge Luiz Bof, presidente do Banco de Alimentos, destacou que a responsabilidade social é um investimento e não um custo para a sociedade como um todo. “Nossa missão é mostrar que com pequenos gestos é possível realizar mudanças no presente e que isso pode se tornar uma grande transformação no futuro”, afirmou.
Sandro Volpato, gerente de Responsabilidade Social da Fiesc, destacou a importância do associativismo evidenciada pela vice-presidência da Regional Sudeste da Fiesc, ressaltando que o projeto pioneiro aborda de forma abrangente as questões de meio ambiente, social e governança, alinhando-se com os princípios do ESG. “Iniciativas como essa servirão de exemplo para outros sindicatos e associações, incentivando-os a se engajarem em projetos semelhantes”, disse.
Samir Cardoso, presidente do Sindicavidros-SC, e Alexandre Athayde, presidente da Ascevi, ressaltaram a importância da união entre todos participantes na elaboração da campanha e agradeceram Andrei Moreira, proprietário da Catarina Reciclagem, pela oportunidade de fazer parte desta iniciativa tão importante para o mercado vidreiro catarinense.
Em 2022, a Verallia produziu cerca de 17 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,4 bilhões.
Fonte: Ascevi
Comments