top of page

PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE 3,2% EM AGOSTO, QUARTA ALTA SEGUIDA


Reprodução: Leroy Merlin

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 2 de outubro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria nacional cresceu pelo quarto mês seguido e registrou alta de 3,2% em agosto, na comparação com julho. Mesmo assim, o setor ainda não recuperou as perdas de 27% de março e abril, quando a indústria atingiu o patamar mais baixo da série, devido à pandemia de Covid-19. No acumulado no ano, a produção recuou 8,6%.


Os dados também mostram que, no confronto contra agosto de 2019, a indústria caiu 2,7%. Esse é o 10º resultado negativo seguido nessa comparação. Nos últimos 12 meses, a queda é de 5,7%.


Para o gerente da pesquisa, André Macedo, o resultado de agosto mostra que a indústria nacional segue em recuperação após o agravamento das medidas para conter a pandemia. “Há uma manutenção de certo comportamento positivo do setor industrial nos últimos meses. É um avanço bem consistente e disseminado entre as categorias, mas ainda há uma parte a ser recuperada”, analisa.


Macedo explica que o impacto da necessidade do isolamento social foi de grande dimensão, já que afetou a produção em várias unidades no país, que fecharam ou foram suspensas neste período. O setor industrial está 2,6% abaixo do patamar de fevereiro, período pré-pandemia.

A pesquisa mostra que todas as grandes categorias apresentaram avanço em agosto frente a julho. Bens de consumo duráveis apresentou o maior crescimento: 18,5%. Também é o quarto mês seguido de expansão na produção, com acumulado de 524,2% nesse período. O segmento, entretanto, ainda se encontra 3% abaixo do patamar de fevereiro.

Fonte: IBGE

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page