PROACÚSTICA COMPLETA 10 ANOS COMO PROTAGONISTA DO SEGMENTO DE ACÚSTICA AMBIENTAL E DE EDIFICAÇÕES

A entidade faz um balanço sobre as realizações e conquistas realizadas, que impulsionaram a conscientização sobre a relevância da qualidade acústica no Brasil



A Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) completa uma década de existência em 2021. Uma das mais importantes representatividades do segmento de acústica ambiental e de edificações comemora a data com um balanço sobre as realizações e conquistas realizadas que impulsionaram a conscientização sobre a relevância da qualidade acústica no Brasil. No decorrer desse período foi responsável, em vários momentos, pela criação de movimentos representativos por trazer a acústica ao centro das discussões nos mais diferentes níveis da sociedade.

De acordo com o presidente executivo, Luciano Nakad Marcolino, "tudo isso foi construído com o time de líderes do mercado de acústica. E esse grupo não para de crescer e somar talentos para expandir o nosso alcance. Isso nos torna cada vez mais estimulados para encarar novos desafios e escrever os próximos capítulos dessa história. Queremos estar sempre conectados", ressalta Marcolino.


O principal objetivo da ProAcústica é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade com qualidade acústica para todos. Nesses 10 anos, as campanhas, intervenções urbanas e diálogos com o poder público - promovidos pela entidade - evidenciaram a importância dos cuidados com a acústica, como fator de bem-estar e de saúde pública.


A entidade se tornou referência em conteúdo e atualização de informações para o segmento por meio da comunicação, contribuição na elaboração de legislações específicas e normas técnicas. Atuou junto aos ABNT CB 02 - Comitê Brasileiro da Construção Civil e ABNT CEE 196 Comissão de Estudo Especial de Acústica na atualização, modernização e publicação das NBR 10151, NBR 10152 e NBR 15575 Norma de Desempenho, entre outras.


Manuais técnicos e orientativos foram desenvolvidos para auxiliar os profissionais que atuam no segmento e a sociedade a compreender assuntos ligados ao conforto acústico. Norma de Desempenho, Classe de Ruído das Edificações Habitacionais, Recomendações para Contrapisos Flutuantes, Qualidade Acústica em Escolas Qualidade Acústica de Auditórios e Acústica Básica foram os títulos publicados no