top of page

PORTAS: DICAS PARA ESCOLHA ELEGANTE E VERSÁTIL

As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas indicam sugestões para acertar na decoração


Paula Passos e Danielle Dantas. Reprodução: Instagram

As portas são consideradas verdadeiros “cartões de visita” do lar, na opinião de Paula Passos e Danielle Dantas, arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura. O acesso contribui para que os espaços fiquem mais harmônicos e, ainda, têm a função protetora para a casa e seus moradores. As arquitetas explicam a importância desses elementos e porque devem ser pensados logo no início da reforma.


Reprodução: Dantas & Passos Arquitetura

BOAS-VINDAS NO DÉCOR


Além das portas proporcionarem privacidade e segurança aos moradores, elas ventilam e iluminam o local. Com isso, exigem atenção, bom planejamento e dimensionamento correto.


Representam o primeiro contato com os convidados, assim, a escolha adequada do modelo irá refletir nos ambientes, que poderão ser modernos, coloniais, clássicos, limpos, contemporâneos, divertidos, aconchegantes, entre outros.

Reprodução: Dantas & Passos Arquitetura

“Podemos usar as portas como elementos de destaque com materiais diferenciados, com cores ou podemos disfarçá-las para que fiquem discretamente inseridas em painéis que somem no conjunto geral da obra”, conta Danielle.


“São tantas as opções! Há modelos de portas de abrir com batentes convencionais; com uma ou duas folhas; conjuntos de portas de correr com diversas folhas; portas pantográficas para fechar grandes vãos; pivotantes, entre outras”, afirma Paula.



COMO ESCOLHER?


As portas precisam fazer parte do conjunto geral do projeto. Suas alturas devem ser estudadas de acordo com a proporção de cada ambiente, além das percepções desejadas no espaço. “Os modelos mais altos promovem uma sensação de amplitude; portas com vidro permitem a entrada de mais luminosidade; portas de madeira natural trazem mais aconchego e um ar mais rústico”, ressalta Danielle.


Reprodução: Dantas & Passos Arquitetura


Entre os materiais mais comuns estão: madeira, MDF, alumínio, vidro e aço. Ainda podem receber acabamentos como pinturas coloridas, revestimentos em couro ou tecidos. É importante observar as características específicas de cada material e onde serão usados, como por exemplo, as portas externas que ficam expostas às intempéries.


“Ferragens, fechaduras e puxadores também são itens importantes nos conjuntos de portas. Podem parecer meros detalhes, mas fazem toda a diferença”, alertam.


PINTURA


Para um acabamento impecável, as profissionais trazem alguns conselhos: “A fita crepe é uma grande aliada nessa missão! É indicado utilizar um rolo com boa aderência e capaz de cobrir bem a parte próxima à pintura. Também é recomendado passar uma régua por cima da fita na hora da colagem, com isso será evitado o surgimento de fissuras”, contam.


Outra dica que elas dão é para a tinta não entrar embaixo da fita. “Passar uma pequena quantidade de massa corrida com os dedos nas pontas da fita, espere secar e então comece a pintar".


Para a pintura, há tintas esmalte à base de água (que secam mais rápido e não têm cheiro forte) ou à base de óleo (que possuem solventes, demoram mais para secar e têm cheiro mais forte). No entanto, ambas as tintas precisam da base seladora. “Lembrando que os acabamentos podem ser foscos, acetinados ou brilhantes e, devem acompanhar o conceito do projeto”, finalizam.


Fontes: Dantas & Passos Arquitetura e Dc33 Comunicação


Comentarios


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page