Reprodução: de Milked
Quando realidade e ilusão de ótica se misturam, os observadores são desafiados a descobrir onde cada um começa e termina. O artista espanhol Gonzalo Borondo é conhecido por trabalhos que cruzam esses limites. Durante o festival Golden Street Art 2020, ele pintou uma hipnotizante ilusão de ótica, em Boulogne-sur-Mer, na França, transformando um antigo lance de escadas em um majestoso portão real.
À primeira vista, a rua Jules Baudelocque parece um local sem saída com um robusto portão de metal no final. Conforme as pessoas se aproximam, o portão começa a se “esticar”, dando a entender que é uma ilusão de ótica pintada.
“A escada mostra um conjunto de figuras e formas que coincidem com o nível em que estamos e só se revela quando o espectador explora a obra”, explica Gonzalo. “As imagens funcionam como uma distração do objetivo real, a ascensão.”
Gonzalo diz que as imagens representadas foram criadas como consequência da exploração e da compreensão subjetiva do território. “Por exemplo, a interação com a escola École primaire Jules Ferry, localizada ao pé da obra”, explica o artista.
Fonte: de Milked
Comentários