Engajamento feminino ajudou a quebrar barreiras, mas segue sendo minoria na construção civil, além de receber, em média, 19,4% a menos que os homens
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação feminina na construção civil cresceu 120% entre 2007 e 2018. Nos primeiros cinco meses de 2023, representaram a maioria, com 60% das admissões na construção civil, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No entanto, elas ainda figuram apenas em 19,5% dos profissionais registrados no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Para reverter esse cenário, Denise Fonseca, diretora comercial da Glasspeças, criou no começo deste ano o Projeto Divas do Vidro. No dia 27 de junho, na capital paulista, durante o 4º FÓRUM CONTRAMARCO, evento coligado à Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA) e à Feira Internacional de Esquadrias e Vidros para Construção Civil (FESQUA VETRO), a executiva anunciou que, em março de 2025, irá promover um encontro exclusivo às mulheres da construção civil na cidade de São Paulo.
“Seminários, como o FÓRUM CONTRAMARCO, são muito importantes para o setor. A realização de um evento exclusivo ao público feminino aumenta o apoio mútuo entre as mulheres. Só assim é possível quebrar tabus que ainda existem. O maior engajamento feminino reflete-se nessa melhora recente nos cargos ocupados, que também vem sendo articulado por pioneiras que tiveram destaque e trouxeram mais profissionais. Estamos buscando, através da união feminina, alcançar maior visibilidade às profissionais que não são valorizadas em seu ambiente de trabalho e proporcionar oportunidades de reconhecimento e destaque”, afirma.
Em sua apresentação, Denise trouxe um dado do Banco Nacional de Empregos (BNE) que expõe uma diferença de 38,6% entre os gêneros no cargo de engenheiro civil. Além disso, em 2015, as mulheres representavam 30,3% das matrículas em cursos de engenharia civil, mas apenas 26,9% conseguiram espaço no mercado.
“As mulheres ainda são taxadas como inferiores e precisam trabalhar o dobro em busca de serem reconhecidas. Precisamos de determinação para quebrar esses paradigmas. As lideranças femininas aumentam em 2,5 vezes as chances de outras mulheres ocuparem cargos de liderança e com maiores remunerações, reforçando como o estigma masculino ainda nos coloca como menos inteligentes e menos capacitadas”, avalia.
RODADA DE CONHECIMENTO
Para ajudar no crescimento do setor, o Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas do Estado de São Paulo (Siescomet) estará presente com rodadas de conhecimento durante os quatro dias da FESQUA este ano. Segundo a executiva Vanessa Accunzo, oficinas e workshops acontecerão no estande da entidade, que também busca uma interlocução com novos associados no evento.
“Estaremos presentes para qualificar o mercado, pois notamos uma defasagem de técnicos de esquadrias, por exemplo. Atuamos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é uma grande fonte de inovação em vários setores da sociedade. Queremos transmitir conhecimento e ajudar no aprimoramento de profissionais do setor”, declarou Accunzo.
Algumas oficinas e cursos do Senai Tatuapé devem acontecer durante o evento, que ainda terá um espaço reservado pela manhã e outro à tarde destacando a transformação digital na indústria. Além disso, a entidade terá óculos de realidade virtual que permitirão uma visita a uma obra sustentável.
“Também vamos levar uma área de crédito junto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vídeos dos associados que trabalham com estruturas modulares e promoveremos o curso de automação, mostrando que é possível investir em conhecimento sem gastar muito. Estamos juntos da FESQUA desde sua fundação e participar da maior feira do segmento é muito importante para nós”.
SERVIÇO:
Fesqua 2024 | Feira Internacional da Indústria de Esquadrias
Data: 11 a 14 de setembro de 2024
Horário: 4ª a 6ª - 13h às 20h | Sáb. - 11h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Transporte gratuito: O evento disponibiliza vans próximas à Estação Jabaquara, 1 hora antes até 1 hora depois do funcionamento da feira.
Mais informações neste link.
Fonte: 2PRÓ Comunicação
Comments