E se as suas janelas produzissem energia solar? Se você pensou: impossível, saiba a tecnologia já existe. A Ubiquitous Energy desenvolveu a ClearView, painéis solares transparentes para as janelas, ou seja, um tipo de vidro solar que pode transformar a luz do sol em energia sem a necessidade dos painéis opacos cinza-azulados aos quais essas células geralmente estão associadas. Criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 2012, a empresa espera usar essa tecnologia para transformar qualquer superfície de vidro em geradoras de energia solar.
O produto é feito com corante orgânico, que pode revestir superfícies de vidro e, permite a passagem da luz solar visível, como as janelas normais, mas captura os raios ultravioleta e infravermelho para convertê-los em energia. O que a empresa fez foi projetar esses corantes para absorver seletivamente a luz infravermelha e também convertê-la em eletricidade, segundo Miles Barr, fundador e diretor técnico da empresa.
“A desvantagem básica é a eficiência relativamente baixa”, disse Anne Grete Hestnes, professora de arquitetura da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, especializada em energia solar.
Barr comenta que os painéis transparentes da Ubiquitous Energy podem produzir até dois terços da energia que os painéis tradicionais produzem. Ele informa também que estes painéis custam cerca de 20% a mais para instalar do que uma janela comum, um custo que ele afirma ser compensado pela geração de eletricidade.
Este material é a primeira tecnologia transparente que conseguiu transformar a luz solar em energia sem trazer impactos à visão. De acordo com a startup, é eficiente, fino, tem menos do que 0,001 milímetros de espessura e não possui substâncias tóxicas.
Mais informações em: ubiquitous.energy/ e clickpetroleoegas.com.br/startup-de-energia-solar-desenvolveu-paineis-solares-totalmente-transparentes/
Fontes: Click Petróleo e Gás, Revista Exame e Ubiquitous Energy
Comments