top of page
Equipe Contramarco

PACAEMBU VENCE IMPORTANTE PRÊMIO DE ARQUITETURA NA EUROPA


Reprodução: Allegra Pacaembu

O projeto de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu, em São Paulo, foi vencedor de um dos prêmios de arquitetura mais prestigiados da Europa, o AR Future Projects, promovido pela revista britânica “The Architectural Review”. O anúncio foi feito no dia 14 de março e a premiação oficial acontecerá em Londres no início de junho.


Destaque na categoria “Novo e Antigo”, o projeto, que está em andamento desde junho de 2021, teve tamanha visibilidade que recebeu uma segunda condecoração, ficando entre os três “Mais enaltecidos” dentre os premiados do ano.


Para Rafael de Carvalho, arquiteto e diretor da Concessionária Allegra Pacaembu, empresa que administra o Complexo, o prêmio reconhece a dedicação e o excelente trabalho realizado. “O projeto de restauro do Pacaembu passou por diversas etapas e vem sendo aprimorado pelo esforço conjunto das equipes envolvidas e dos órgãos de preservação do patrimônio histórico. O processo projetual é extremamente enriquecedor; poder coletar tantas contribuições e colocá-las em prática é um grande privilégio”, afirma Carvalho.


Para concorrer ao prêmio, a concessionária apresentou o projeto “como uma intervenção em larga escala que dará origem a uma tipologia única de equipamento: um centro urbano multiuso com um estádio de futebol em seu coração”.


“Conseguimos mostrar à comunidade internacional o que estamos executando aqui no Brasil. Temos projetos de altíssima qualidade, que passaram por um período de amadurecimento e aperfeiçoamento. A premiação da AR Future Projects corrobora com este raciocínio e funciona como mais um incentivo. Estamos verdadeiramente honrados com o reconhecimento”, ressalta a arquiteta Sol Camacho, do escritório Raddar, que integra o time técnico da Concessionária.


SOBRE AS OBRAS EM ANDAMENTO


As obras de reforma, modernização e restauro no Complexo Pacaembu foram iniciadas em 29 de junho de 2021, seguindo as aprovações dos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e das Secretarias Municipais competentes. O Complexo será inteiramente restaurado, respeitando a história do conjunto arquitetônico original de 1940.


Um Edifício Multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture (acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum, por tempo determinado) entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo internacional de investimentos.


O edifício contará, também, com um centro de eventos e convenções para até 8.500 pessoas; além de um amplo estacionamento em seu subsolo. Completando o programa da nova edificação haverá, ainda, um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação, uma unidade da Galleria Continua, uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do mundo, além de espaços de escritórios, restaurantes e algumas lojas. O Complexo terá, por fim, uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua, vencendo o vale e criando uma interessante conexão urbana para o bairro.


As arquibancadas Leste e Oeste também estão em obras desde o ano passado e, após a renovação, suas estruturas oferecerão mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores do estádio em dias de jogos e eventos. Além disso, passarão a abrigar camarotes, uma arena de eSports, espaços de hospitalidade, sanitários e áreas de alimentação.


Fonte: Allegra Pacaembu


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page