top of page

OPÇÕES DE JANELAS E PORTAS QUE DEVEM GANHAR CADA VEZ MAIS A PREFERÊNCIA NOS IMÓVEIS


Stéphane Beel Architects/Imagem: Jan Liégeois

A indústria de esquadrias vem evoluindo gradativamente, incorporando novos conceitos e tecnologias que aprimoram o uso e a qualidade das portas e janelas. Esse comportamento é o esperado. Nos últimos anos, parte dessa evolução ganhou novo impulso ao redor do mundo — e também no Brasil, especialmente a partir do período de pandemia.


Muitos consumidores passaram a trabalhar de forma híbrida ou totalmente home office e estão buscando melhorar o ambiente de suas casas e apartamentos. Um dos pontos que chamam a atenção da maioria desses consumidores é o estado das janelas e portas. A possibilidade de substituí-las é uma das opções em vista. As portas modernas podem valorizar o imóvel, trazendo também melhorias na eficiência energética e no conforto, na proteção termoacústica do ambiente interno e até na qualidade do ar que circula pela casa. Conheça a seguir as principais tendências no campo das janelas e portas.


JANELAS DE ALUMÍNIO ANODIZADO


A anodização é um processo anticorrosivo superficial que cria uma camada de óxido para proteger peças metálicas. As janelas de alumínio anodizado são populares porque oferecem uma aparência de alumínio brilhante ou fosco, com diferentes opções de cores e tonalidades. Como o processo não inclui nenhuma aplicação de tinta, a cor é firme e não desbota com o tempo.


JANELAS MAIORES


Muitos proprietários de imóveis em reforma passaram a instalar janelas maiores para trazer mais luz natural aos seus espaços internos. Janelas amplas, mais altas e mais largas, oferecem uma sensação de conexão com o mundo exterior que tantos anseiam enquanto estão em casa, seja trabalhando ou em momentos de lazer.


JANELAS DE CORRER DESLIZANTES


Dificuldade para abrir uma janela por causa do design ruim da estrutura e de componentes inadequados ou desgastados é algo a evitar. A funcionalidade da janela com um deslizar perfeito, sem trancos e ruídos desagradáveis são qualidades que todos preferem ter. Neste quesito, a indústria de esquadrias vem lançando diversas inovações tecnológicas, disponíveis nas melhores marcas do mercado. Inovações que oferecem um movimento fácil com os dedos para abrir ou fechar janelas de correr, sendo especialmente popular entre pessoas idosas.


JANELAS NA COR PRETA


Em várias regiões do mundo estão crescendo os pedidos de esquadrias pretas nos projetos arquitetônicos. Muitos fabricantes já perceberam essa tendência e incluíram a opção em seus catálogos de produtos.


CIRCULAÇÃO FÁCIL ENTRE DOIS ESPAÇOS


A conexão entre a área interna e a externa de um imóvel é outro item bastante valorizado pelos moradores, que buscam ter acesso direto às áreas comuns para realizar inúmeras atividades (exercícios físicos em casa, reuniões, descanso, etc.). Para funcionar a contento, é necessário instalar janelas personalizadas, substituindo as janelas menores por uma alternativa maior que tenha controle deslizante ou porta deslizante de passagem entre dois ambientes.


PROTEÇÃO SOLAR PARA AS JANELAS


O design de cortinas leves está ganhando força, tornando as opções atuais menos “tradicionais” e com texturas variadas que evocam a facilidade de uso, muitas

vezes combinando com as características das janelas.


PORTAS COM ACABAMENTO EM AÇO


Em alguns mercados no exterior, esta tendência está retornando com força. As portas de aço podem oferecer aparência moderna e limpa ao imóvel, com um visual arrojado e industrial, e também podem ser atemporais, não sujeitas a “modismos”, especialmente em áreas não litorâneas.


PORTAS DE ENTRADA ALMOFADADAS


Quando bem escolhidas, podem se tornar objetos de decoração que dão ao ambiente um aspecto diferenciado e elegante ao mesmo tempo. Mas muitas pessoas acham que as portas, tanto internas quanto externas, devem ser lisas, sem nenhuma saliência ou recorte em seu formato. Vale pensar bem nestas opções para valorizar o visual do imóvel.


PORTAS DE ALTURA TOTAL


Também conhecidas como portas de teto, podem ser produzidas com uma variedade de materiais, cores e texturas. O atrativo desse tipo de porta se deve tanto à aparência elegante e moderna quanto à capacidade de alongar visualmente o teto, dando a ilusão de que o ambiente é maior do que realmente é.


PORTAS DE VIDRO


Permitir a entrada de luz natural no ambiente interno do imóvel é uma das principais vantagens das portas de vidro. A iluminação ajuda a mudar o aspecto de uma sala ou outro cômodo, aumentando também a sensação de espaço.


PORTAS ECOLÓGICAS


Movimentos em defesa da ecologia e da sustentabilidade vêm ganhando a adesão popular em boa parte do mundo, por isso não é de admirar que influenciam os projetos da arquitetura contemporânea. Portas produzidas com baixo impacto ambiental estão entre as tendências que norteiam a indústria de esquadrias, especialmente as de madeira maciça e natural e as de pvc (consideradas 100% recicláveis).


PORTAS INTEIRAS NA COR PRETA


Portas de entrada (ou externas) na cor preta não são exatamente uma tendência nova, mas se tornaram tão populares em alguns países que alguns fabricantes passaram a fornecer o acabamento todo na cor preta (lado externo e lado interno), pelo fato de muitos considerarem ser um visual contemporâneo e também atemporal.


PORTAS DE CORRER DESLIZANTES


Embutidas na parede ou não, este tipo de porta é outra tendência que vem ganhando popularidade. Elas são especialmente atraentes pelo design que economiza espaço e pela capacidade de tornar o ambiente de um imóvel mais multifuncional.


Escritório PCA-STREAM/Imagem: Claire Curt

*Conteúdo extraído da edição 160 (março/abril) da Revista Contramarco.

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page