O PAPEL DAS JANELAS GANHA ESPAÇO NA JAPAN HOUSE SÃO PAULO

A exposição “WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão” chega na capital paulista no próximo dia 29


Reprodução: Japan House Los Angeles

Chega na Japan House São Paulo, no próximo dia 29 de junho, a exposição inédita “WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão”, que fica em cartaz até 22 de agosto com entrada gratuita, a exposição já foi exibida na Japan House Los Angeles. A exibição foi concebida pelo Window Research Institute, instituição japonesa que realiza pesquisas em torno deste elemento.


A exposição também conta com programação paralela online e conteúdos compartilhados por meio das redes sociais da Japan House São Paulo. O seu ponto de partida foi o papel das janelas no design, na construção das relações sociais, nas artes, na arquitetura e na literatura.


Por meio de nove categorias, propõe leituras sobre a representação da janela nos vários processos artesanais, em produções audiovisuais, na construção das casas de chás, na arquitetura contemporânea, nos mangás e nas suas diferentes aplicações nos ambientes japoneses e seus múltiplos formatos, que foram se adaptando às necessidades das culturas ao longo da história.


Em cartaz no segundo andar da instituição, a “WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão” explora a janela por meio de desenhos técnicos, maquetes, fotos, vídeos, mangás e obras literárias, que buscam mostrar aos visitantes as janelas como um dos componentes mais fascinantes da arquitetura e do dia a dia de todos.


Para isso, apresenta seus diferentes tipos e movimentos, sua posição de destaque em ambientes e histórias, assim como revela sua potência, capaz de conectar o externo e o interno, permitir entrada de luz e ar nos ambientes, proteger do frio e da chuva e fazer com que seja possível observar o outro, a natureza e o movimento das cidades e das pessoas.