top of page
Equipe Contramarco

LIGHT STEEL FRAMING: MÉTODO É TENDÊNCIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL POR PERMITIR OBRAS MAIS RÁPIDAS, SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTES

Segundo especialista, a metodologia também se destaca por reduzir o desperdício de materiais e custos, otimizando o trabalho de arquitetos e engenheiros e trazendo fidelidade orçamentária para o consumidor final


Reprodução: Espaço Smart

A busca por projetos mais sustentáveis passou a se tornar uma demanda prioritária de quase todos os setores, incluindo a construção civil. Dentro desse mercado, diversos formatos inovadores vêm trazendo benefícios ambientais, sociais e profissionais nos últimos anos, sendo o Light Steel Framing (LSF) um dos seus maiores exemplos.


Segundo Fernando Scheffer, fundador e diretor de marketing da Espaço Smart, referência no segmento e primeira loja de casas do Brasil, o método é conhecido por evitar desperdícios e utilizar materiais de qualidade. Até por isso é um dos sistemas construtivos que mais cresce no país. “Todos os recursos usados possuem um alto nível de industrialização e seguem rigorosas normas técnicas, o que garante a elaboração de projetos eficientes, seguros e sem imprevisibilidades orçamentárias”, diz.


QUAL É A COMPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE LSF?


A parte estrutural é composta por aço galvanizado e as vedações externas e internas por placas de alta performance que garantem toda a resistência e necessidades que uma edificação e as normas exigem. A construção em LSF possui cerca de 60% menos de resíduos do que a alvenaria tradicional, além de gerar uma redução no consumo de água em 90%. O sistema também obtém menor espessura e apenas 10% do peso de uma parede de concreto, o que pode diminuir em até 30% o custo das fundações, etapa da obra que normalmente impacta diretamente os gastos totais.


Outra vantagem do formato é o patamar elevado de isolamento acústico e térmico. Isso porque a utilização de sistemas de alta performance como o GlasrocX, EIFS e o Nextera, compostos por placas de gesso especiais ou placas Oriented Strand Board (OSB), e membranas hidrófugas, proporcionam uma maior resistência a ruídos externos, assim como criam uma barreira contra a chuva, vento, calor e poeira.


Scheffer também destaca que o sistema utiliza perfis (montantes e guias) de aço galvanizado para compor a estrutura da edificação, o que ajuda a determinar as modulações do projeto. “É uma estratégia focada não apenas na gestão dos recursos e melhores condições de segurança ao trabalhador, mas também na eficácia completa. Em suma, todos os processos - inclusive a manutenção - são mais ágeis e limpos”, explica.


COMO OS PROFISSIONAIS DA ÁREA ENCARAM O LSF?


Seja no Brasil com empresas como a Espaço Smart ou no resto do mundo, o LSF rapidamente foi incorporado ao dia a dia de arquitetos, engenheiros e construtores. De acordo com o diretor de marketing, a razão para a aceitação também está muito relacionada à liberdade criativa oferecida pelo sistema construtivo, permitindo a elaboração de projetos arquitetônicos de qualquer características. 


“Muitas vezes, a construção civil é cercada pela ineficiência, resultando em uma perda de potencial no resultado final. Felizmente, hoje os especialistas do setor possuem uma nova forma de construir, marcada pelo custo-benefício e que leva mais qualidade de vida aos moradores de maneira inteligente”, conclui o executivo.


Fonte: Espaço Smart/Equipe Motim


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page