top of page

IMPORTÂNCIA DAS VENTOSAS NO MANUSEAMENTO DO VIDRO

Equipe Contramarco

Apesar de resistente e da sua durabilidade,o vidro é também um material frágil, que exige cuidados e equipamentos adequados durante seu manuseio. É um produto delicado e que não deve sofrer impactos com frequência, por isso, o método mais utilizado e seguro para movimentação do material é através das ventosas por sucção pelo contato, a vácuo.


Reprodução: WR Glass

As ventosas para vidro, além de essenciais para o manuseio seguro das chapas, são muito eficientes, tanto no deslocamento vertical como horizontal de peças lisas como o vidro. Os modelos acompanham a variedade de tamanhos e espessuras das chapas de vidro, sendo assim, a escolha precisa ser adequada ao tamanho e peso da peça.


As ventosas manuais suportam, geralmente, de 20 a 120kg. O mercado disponibiliza três versões: simples, com um ponto de sucção; dupla, com dois pontos de sucção; e tripla, com três pontos de sucção.


O acessório que possui dois pontos de sucção é oferecido em dois modelos: ventosa dupla de alumínio e ventosa dupla de metal, que suporta até 80kg. O equipamento com três ventosas, que pode ser encontrado em alumínio e metal, suporta até 120kg.


As automáticas, que são recomendadas para chapas muito pesadas, podem suportar mais de 1t. Com até 12 pontos que provocam a sucção simultaneamente, seu corpo costuma ser de alumínio, metal ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado.


A liberação da chapa é feita por meio de uma botoeira, que deve ser utilizada conforme orientações do fabricante, pois o uso incorreto pode danificar o equipamento. Uma das recomendações é não “viciar” o equipamento na posição de sucção por muito tempo quando está fora de uso.


Fonte: WR Glass


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page