• Equipe Contramarco

GRUPO FOM E SUAS MÁQUINAS PARA PERFIS DE ALUMÍNIO

Para conhecer o grupo Fom, fabricante de uma vasta gama de máquinas de corte e usinagem de perfis de alumínio e pvc para a indústria de esquadrias e trabalhos industriais, a equipe Contramarco entrevistou Emilio Rizzi, gerente do grupo no Brasil.

Emilio Rizzi/Reprodução: Facebook

Saiba mais sobre a empresa e seus produtos nesta matéria. Acompanhe!


Revista Contramarco: A partir de que data você se tornou area manager (gerente de área, em tradução livre) do grupo?


Emilio Rizzi: No final de 2019, a diretoria geral do grupo Fom que compreende a Fom Industrie, Fomsoftware FST, Comall e Graf Synergy (máquinas para pvc) decidiu que era necessário ter uma pessoa direta da matriz e residente no Brasil para acompanhar o mercado brasileiro. Após uma fase de transição, assumi este cargo com muito entusiasmo e espero poder fazer um ótimo trabalho daqui em diante.






Revista Contramarco: Descreva os principais pontos do seu trabalho com a Fom-Group?


Emilio Rizzi: A prioridade do grupo é estar perto dos clientes, entender suas necessidades e oferecer soluções compatíveis com às exigências deles. Meu trabalho será nesta direção: foco no cliente. Suporte total para facilitar soluções sejam elas comerciais, técnicas, logísticas ou de comunicação.


Fom Industrie é uma marca bem conhecida no Brasil, com instalações de máquinas CNC em mais de 300 clientes que atuam nos segmentos de esquadrias, moveleiro e industrial em geral. A partir deste momento, eles terão uma conexão direta com a matriz da Itália e, creio que isso possa ser, em todos os sentidos, um facilitador para fazer com que as coisas aconteçam.


Este trabalho que irei desenvolver compreende uma outra empresa do grupo, a Graf Synergy. Graf é um nome relativamente novo no mercado, na verdade, é uma empresa que fabrica máquinas para pvc há mais de 50 anos. Em 2009, a marca revolucionou o mercado mundial desse material, com uma invenção extraordinária: uma soldadora de quatro cabeças capaz de soldar um quadro, sem precisar da limpadora para tirar a rebarba.


Revista Contramarco: A Cortesa continua como distribuidora das máquinas da Fom?


Emilio Rizzi: Cortesa é nossa distribuidora oficial no Brasil. A colaboração com essa empresa é importante para nós no segmento de alumínio, pois através desta parceria, conseguimos cobrir todo o território nacional com uma rede de distribuidores/representantes e técnicos autorizados pela Fom Industrie. Da nossa parte, gostaríamos de consolidar ainda mais nossa cooperação com Karl Rauscher e a equipe deles, tenho certeza que todos juntos somos mais fortes.


Revista Contramarco: Destaque duas ou três máquinas da Fom Industrie e da Graf Synergy e respectivas características técnicas.


Emilio Rizzi: Para corte, destacaria a serra dupla cabeça da série Blitz – Blitz Alva, de um e três eixos CN. A série Blitz são máquinas de extrema confiabilidade, robustas e modernas, pré – configuradas para integração com a Indústria 4.0. A Fom Industrie tem instaladas no Brasil mais de 200 equipamentos desta linha.


Exemplos de máquinas da linha Blitz:

Para pvc, temos a Graf Synergy que é soldadora com quatro cabeças modelo SL4 FF Evo, seamless (sem cordão), máquina com 19 eixos controlados, que pode soldar um quadro de 350x350mm até 6000x4000mm, sem necessidade de uma rebarbadora para limpar os cantos. Esta máquina pode soldar todos os tipos de perfis de pvc, sejam brancos, coloridos, texturizados, com capa em alumínio ou recobertos com fita amadeirada.


Revista Contramarco: Para este ano, estão previstos lançamentos de máquinas da Fom?


Emilio Rizzi: Neste ano, será comercializado no Brasil o novo centro de usinagem da série FMC 340, máquina de 4,2m útil para o segmento de esquadrias e fachadas. O equipamento conta com um mandril HSD de 7KW, 20 mil giros por minuto, abertura vertical da proteção da área usinagem, software para gerenciamento da usinagem em ambiente 3D, e PC com sistema operacional Windows 10, entre outros recursos.


Exemplo da série FMC 340:


Para a Graf Synergy, teremos uma nova linha de máquinas produzidas na Itália para pequenas e médias produções, redesenhadas e mais econômicas. Os equipamentos compreendem uma dupla cabeça eletrônica com corte interno para pvc.


Mais informações: http://www.fom-group.com/en


Fotos/Divulgação

0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200