top of page

EVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONFIRA 5 VANTAGENS DO BIM PARA EMPRESAS

A metodologia de geração de informação veio para melhorar projetos em todas as suas fases, beneficiando empresas e clientes


Reprodução: GrowT

O BIM (Modelagem de Informação da Construção) é uma metodologia para a geração de informação dentro da construção civil. Trata-se não apenas de uma metodologia para elaboração de projetos, pois, além do design, ela integra todas as informações necessárias para a construção de uma edificação, ponte, túnel, estrada, monumento, etc.


“Estamos falando de um grande avanço da tecnologia que permite a criação digital de um ou mais modelos virtuais de uma construção. Hoje, é a metodologia de geração de informação para a construção civil que expressa essa evolução dentro do mercado”, explica Gabriel Aguiar, arquiteto da GrowT, startup focada em projetos e incorporação imobiliária.


De acordo com o profissional, ao falarmos de BIM, devemos nos lembrar de três palavras: interoperabilidade, processos e políticas. “Essa é a tríplice coroa do BIM, a produção da informação deve respeitar processos e políticas e deve haver interoperabilidade entre os responsáveis pelo projeto. Os processos tratam de como a informação será gerada, as políticas são as leis, normas, pareceres técnicos, etc., e a interoperabilidade é necessária para que as informações geradas entre as partes sejam compatíveis. Sem este tripé na geração da informação para a construção durante a modelagem não há BIM”, explica ele.


Pensando nisso, Gabriel Aguiar listou alguns benefícios da metodologia para as empresas. Confira:


REDUÇÃO DE CUSTOS


Economizar é um objetivo constante de qualquer empresa e essa é uma grande vantagem de quem utiliza o BIM, já que estamos falando de um caminho seguro para otimizar os custos de produção e execução de um projeto.


“Isso acontece porque o BIM, por ser mais preciso, permite mais efetividade nas estimativas dos custos para produção e execução de tarefas em tempo menor do que o estimado, reduz desperdícios ao longo do projeto e contribui para a diminuição de erros que poderiam dar prejuízos”, afirma o arquiteto.


GESTÃO DE INFORMAÇÃO


Outro diferencial da metodologia é que ela trabalha com informação, o que permite mais precisão de dados daquilo que está sendo projetado. “Podemos dizer que esse é um dos maiores diferenciais do BIM, pois ele disponibiliza dados sobre materiais utilizados nos projetos, como o custo, tipo e forma, dando mais agilidade e, consequentemente, uma entrega mais eficiente”, explica.


PRODUTIVIDADE


A metodologia BIM veio também para diminuir o tempo de execução de tarefas ao longo do projeto. Isso, segundo o arquiteto, ocorre pela grande eficiência do banco de dados. “Além disso, o BIM facilita a inserção e mudança de informações, precisão nos recursos e facilidade para localizar dados”, pontua ele.


CONTROLE VIRTUAL


Já pensou em planejar sua obra antes mesmo do projeto sair do papel? O BIM faz essa simulação em 4D. “Com esse benefício, a empresa pode estipular os processos que precisa executar, controlando cada etapa desse ciclo. Esse, inclusive, é considerado por muitos profissionais o maior benefício”, opina Gabriel Aguiar.


INTERAÇÃO DA EQUIPE


O sistema é útil para todos os setores da empresa. Com essa natureza coletiva, a interação da equipe acaba sendo inevitável e necessária, o que é muito bom para a cultura da organização empresarial.


“Toda a empresa se beneficia e utiliza o BIM, tanto o campo de engenharia como arquitetura, etc. Essa interação contribui para a organização do projeto que, consequentemente, garante um resultado positivo”, finaliza.


Fonte: GrowT/Make Buzz Comunicação


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page