ESQUADRIA: BARREIRA CONTRA A ENTRADA DE ÁGUA

Atualizado: 21 de mai. de 2021

Especialistas comentam sobre prejuízos causados por problemas de estanqueidade e falam de prevenção


Por Stephanie Fazio

Sistema Chroma, fabricado pela Aluvetro Esquadrias. Foto: Perfil Alumínio/Reprodução

Chuvas rápidas, mas intensas, principalmente no verão, podem causar transtornos e prejuízos. Esses momentos acentuam a importância de contar com esquadrias que possuam um sistema de vedação eficiente, evitando respingos internos e infiltrações.


Quando há entrada de água pelas portas e janelas, outros problemas podem surgir, como manchas, bolor e mofo na parede do imóvel, danificação de móveis, entre outros prejuízos. A falta de vedação compromete ainda a acústica, favorecendo a entrada de ruídos. “A não utilização dos componentes corretos, pode acarretar diversos problemas nos caixilhos e no ambiente, além de eventualmente ocasionar a sensação de assovio do vento, impactando diretamente o bem-estar do usuário”, conta João Vieira, diretor de negócios da Udinese Assa Abloy.


Para Helio Donizeti Batista, gerente técnico da Perfil Alumínio, a maneira mais eficaz de solucionar problemas com a estanqueidade é usar produtos testados no Programa Setorial da Qualidade (PSQ), através do qual são analisadas todas as esquadrias de acordo com a norma ABNT NBR 10.821. “A Perfil Alumínio foi pioneira na adesão do programa com o maior número de produtos homologados e que continua realizando novos testes na Tesis, órgão homologado pelo governo”, relata.


“Utilizar sempre esquadrias e componentes homologados que atendam as normas vigentes, lembrando sempre que