top of page

ESCULTURA DA BALEIA NA FARIA LIMA USARÁ PROTETOR AURICULAR NO DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO

Intervenção urbana da ProAcústica marca o lançamento de um guia que mostra como são elaborados os Mapas de Ruídos 


Programação INAD com horários, local e texto sobre o evento
Divulgação: ProAcústica

A instalação de um gigante protetor auricular amarelo na escultura metálica em formato de Baleia, localizada na praça em frente ao teatro do icônico edifício B32, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, será palco de mobilização no dia 24 de abril, quarta-feira, das 12h30 às 15h. A ação, realizada pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), por ocasião do INAD 2024 - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – que permanecerá por cinco dias – tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre os impactos nocivos da poluição sonora nas grandes cidades.


Na oportunidade, a ProAcústica lançará o “Guia ProAcústica para Mapas de Ruído”. A publicação estará disponível para download gratuito no site da associação. O material, voltado para a população, prefeitos, legisladores e técnicos, tem o objetivo de tornar o gerenciamento do ruído urbano acessível a todos e esclarecer como são elaborados os mapas de ruído. O texto mostra como os mapas podem ser utilizados no processo de gerenciamento da poluição sonora nas cidades, algo vital para a melhoria da saúde pública.


Além disso, na programação do dia 24, estão previstos uma caminhada com mapeamento da área do entorno, o Manifesto do Silêncio e a visita técnica ao edifício B32. A ação pretende mapear as áreas mais silenciosas do entorno e identificar os lugares tranquilos para contemplar, ler, relaxar e conversar. A atividade fará uso do aplicativo Hush City – uma ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos.


O ponto de concentração para o início da caminhada, às 12h30h, será em frente à praça do teatro B32 com destino ao Pátio Malzoni – edifício que se destaca pela sua arquitetura, preservando a casa Bandeirista tombada em 1982 pelo Condephaat. O retorno à praça será às 14h para a realização do Manifesto do Silêncio (um minuto de silêncio), que ocorrerá às 14h15, no entorno do monumento. O encerramento se dará às 15h com o lançamento do guia e com uma visita técnica ao edifício B32.  


“As atividades da associação, como o INAD, têm compromissos que vão além do reconhecimento do problema, mas buscam soluções para mitigar os danos da poluição sonora e transformar as cidades em ambientes mais tranquilos”, diz Marcos Holtz, presidente da ProAcústica.


Nas edições anteriores, as intervenções urbanas ganharam repercussão nacional e internacional, o que contribuiu com o objetivo da campanha que é o de sensibilizar a população sobre os malefícios causados pelo ruído e pela poluição sonora à saúde.


GUIA PROACÚSTICA PARA MAPAS DE RUÍDO


Com uma linguagem simples e direta, o guia visa preencher um espaço onde, no Brasil, a informação sobre poluição sonora é escassa. A ideia é contribuir para tornar o gerenciamento do ruído urbano acessível a todos. O lançamento desta publicação no Dia Internacional para Conscientização do Ruído é mais uma ação da ProAcústica concebida para sensibilizar a população sobre os impactos da poluição sonora. A associação busca apontar um caminho para a conquista de cidades mais silenciosas para o bem-estar de todos.


SOBRE O INAD


O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day - INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Communication CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.


Nessa data, os participantes comemoram planejando atividades em suas comunidades locais que abordem os problemas de ruído mais urgentes. Para alguns, isso envolve realizar exames de audição ou oficinas de proteção auditiva, conduzir concursos nas escolas para encorajar práticas auditivas saudáveis.


Outros defendem mudanças na legislação ou promovem tecnologias que podem tornar o mundo um pouco mais silencioso. Cada vez mais os participantes do INAD estão emprestando sua voz por meio de mensagens nas diversas mídias.


SOBRE O HUSH CITY


O aplicativo Hush City foi lançado em 2017 pela arquiteta e urbanista italiana, Antonella Radicchi, e funciona como instrumento de pesquisa sobre a paisagem sonora urbana. De acordo com a arquiteta, “as cidades estão cada vez mais barulhentas e o silêncio está se tornando um luxo para poucos de nós.” As áreas avaliadas farão parte de um mapa global, acessível a todos os usuários do aplicativo, estimulando a busca consciente por qualidade do ambiente sonoro. A versão brasileira deste aplicativo foi uma realização da ProAcústica.


Para adquirir o Hush City, versão português, basta baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e realizar um mapeamento completo de uma área tranquila.


Programação: Data | 24/04/23 - 4ª feira

12h30: Encontro na Praça em frente ao edifício B32 - Av. Brig. Faria Lima, 3730 - Itaim Bibi, São Paulo

13h: Saída do Soundwalk com destino ao Pátio Victor Malzoni

14h: Retorno à praça

14h15: Manifesto do Silêncio (um minuto de silêncio)

14h16: Lançamento do Guia ProAcústica para Mapas de Ruído

15h: Visita técnica ao edifício B32


Realização: ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Apoiadores: Ecophon, Oterprem e Trisoft.   


Fonte: ProAcústica/Assessoria Ateliê de Textos

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page