Buscar
  • Equipe Contramarco

ESCOLA É CONSTRUÍDA EM DOIS MESES ALIANDO PLANEJAMENTO E TECNOLOGIA


Reprodução: Assessoria Central Press


A união entre tecnologia e projeto bem desenvolvido fez com que a revitalização do Colégio Positivo - Santa Maria, em Londrina (PR), ficasse pronta com segurança e qualidade em apenas dois meses. O investimento foi de R$ 7 milhões e contou com uma equipe de 120 colaboradores.


Luciana Yamada Kaiser Pereira, engenheira da A.Yoshii responsável pelo projeto, explica que, enquanto a equipe estava fazendo a demolição da construção anterior e a terraplanagem do terreno de 2.500 m², as estruturas pré-moldadas já estavam sendo fabricadas em paralelo. O prédio construído é de 1.200 m².


A estrutura de concreto é feita a partir de um molde e depois transportada para a área de construção, é acessível, segura e rápida para obras de médio porte. A técnica de pré-moldados permite criar a estrutura do prédio em paralelo ao andamento da obra, o que traz ainda mais agilidade aos projetos.


Como um grande “lego”, os pilares de concreto inteiriços de 12m de altura se encaixam com as lajes, que foram conectadas às vigas, todas as peças pré-moldadas em concreto formando toda a estrutura do edifício.


As paredes foram feitas de Glasroc X, placa de gesso com revestimento de lã de vidro, um material de grande resistência. O uso desta tecnologia apresenta diversos benefícios, como: menor geração de entulhos, por não utilizar argamassas e tijolos, por exemplo; maior resistência ao fogo; e eficiência energética, promovendo equilíbrio de temperatura e diminuição de ruídos.


“Conseguimos viabilizar um telhado composto por forro metálico e telhas metálicas, onde a estrutura em si não aparece. Para o revestimento das paredes externas utilizamos placas de gesso laminado revestidas e reforçadas com fibra de vidro, para garantir a estanqueidade”, diz a engenheira Luciana.


Fonte: Assessoria Central Press

1 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200