top of page

ENTIDADES SETORIAIS ESTREIAM “NEGÓCIOS DA CONSTRUÇÃO”, NO CLUB HOUSE


Reprodução: Afeal

Na manhã da última quarta-feira, 14 de julho, a Afeal e demais entidades da construção civil – Abramat, Abividro, Abrainc, ABCP e Drywall, estrearam o “Negócios da Construção”, evento ao vivo, realizado dentro da plataforma “Club House”. O encontro teve à frente Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, que falou sobre a importância estratégica das relações institucionais e governamentais no setor da construção.


“Muita gente me diz que precisa de tal coisa, aí eu digo: mas você tem algum profissional da sua empresa ou algum departamento que cuide dessas relações institucionais? E aí a pessoa me diz que não tem. Isso tem se tornado cada vez mais importante para as empresas e entidades”, afirmou.


Navarro discorreu sobre o trabalho das entidades em face dos governos e como a atuação delas colabora para suprir as demandas setoriais, bem como cria soluções que ajudam os governos e a sociedade. Segundo o executivo, organizar as demandas dá força ao setor, daí também a importância da parceria entre as próprias entidades, exemplo disso é a própria série de eventos criada no Club House.


Ele também contou sobre como eram e são feitas as reuniões entre o governo e as entidades setoriais e como o papel das entidades é importante. A análise dos executivos é de que, com a pandemia, tanto os governos quanto os presidentes executivos passaram a se ouvir mais. “Antes da crise nos reuníamos com o governo em uma reunião de 20 pessoas a cada 45 dias. Depois da crise, essa reunião passou a ser com 120 pessoas a cada 15 dias”, contou.


Citando a questão do custo da energia e a privatização da Eletrobrás, outro tema que surgiu durante o bate-papo, Lucien Belmonte, presidente da Abividro, também se posicionou e falou sobre o tema. Ele também é representante da União pela Energia, que reúne associações do setor. “Poderíamos ter uma energia mais competitiva e estamos dando benefícios para alguns no meio do caminho mas o todo não está se beneficiando”, disse.


Alberto Cordeiro, presidente da Afeal, participou falando sobre a questão da qualidade na construção civil. “Olhando seu mercado, o cliente e o cliente do cliente, precisamos defender o usuário”, disse. Ele sugeriu a Rodrigo Navarro a iniciativa de ações conjuntas entre as entidades. “Como você vê e que tipo de ações podemos fazer de forma conjunta para convencer a sociedade a valorizar uma esquadria de maior qualidade? No nosso setor é comum você ver apartamentos novos entregues com vários problemas, independente do padrão”, afirmou.


Para Navarro, esse ponto é o principal problema que a indústria de materiais tem. “Fabricante não pode fabricar fora de norma, varejista, importador, construtora. Parece muito simples, mas tem esse problema. Precisamos inserir esse debate dentro das questões mais macro, ter um processo estruturado de denúncia e as entidades precisam organizar essa denúncia. A punição deve ser exemplar”, finalizou.


Os eventos do Club House não ficam gravados para serem assistidos posteriormente, por isso, é preciso marcar presença. O próximo encontro trará como anfitrião Lucien Belmonte, presidente da Abividro. Ele vai abordar o tema “Competitividade e realidade para o futuro das construções”, no dia 21 de julho, a partir das 9h da manhã. O link do evento é:(www.clubhouse.com/event/M61rqwgn).


Fonte: Afeal

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page