top of page

ENTENDA O QUE É LIFELONG LEARNING

Atualizado: 10 de jan. de 2023

O termo sugere que profissionais tenham uma carreira de aprendizado contínuo. No setor da construção civil, o conceito se faz ainda mais necessário


Reprodução: FIA

Em tradução livre, lifelong learning quer dizer “educação contínua”. O termo sugere que os profissionais estejam sempre dispostos a atualizar seus conhecimentos e colocá-los em prática em sua área de atuação. Isso significa ser capaz de antecipar tendências e inovações de seu setor.


“Isso pode ser percebido e aplicado à construção civil, setor de grande competitividade que tem vivido transformações constantes. Um bom exemplo é o metaverso, já que, atualmente, em todo o mundo, há uma série de iniciativas de incorporadoras, construtoras e imobiliárias, que já se beneficiam deste ambiente. Quem já entendeu como dominar este espaço virtual com certeza está dois passos à frente”, comenta Marcos Malagola, diretor da unidade mega na Senior Sistemas, companhia que oferece soluções em gestão empresarial, logística, gestão de pessoas, entre outros serviços.


OS QUATRO PILARES


Estar antenado às novidades, adquirir conhecimento e colocá-lo em prática, reforçando o próprio aprendizado e trocar experiências com o time são formas de aplicar o conceito. Entenda seus principais pilares:


1. Aprender a conhecer


Existem muitos conhecimentos que se tornam antigos rapidamente. Afinal, novas descobertas surgem com frequência. Então, é essencial que o profissional dedique parte do seu tempo para absorver aprendizados.


2. Aprender a fazer


A teoria é a base de conhecimento para a prática. No entanto, colocar a mão na massa é a melhor forma de realmente aprender a fazer. Tão importante quanto implementar algo que você lê é usar a repetição, criar o hábito e a familiaridade de trabalhar com aquilo.


3. Aprender a conviver


Muitas vezes o conhecimento vem da troca de experiências. É importante interagir com outras pessoas, compartilhar e receber novas informações. Essa troca ajuda a assimilar melhor certos conceitos e implementações práticas.


4. Aprender a ser


A tentativa e o erro são normais para quem pratica esse pilar do lifelong learning, sendo que os insucessos também servem de aprendizado. Ter autonomia para praticar os novos conhecimentos reforça o conceito do termo.


POR QUE APLICAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL?


A construção civil é um mercado tradicional, mas a alta competitividade do setor torna as inovações ainda mais importantes. “Algumas tendências já estão sendo desenhadas, como cidades inteligentes, sustentabilidade, realidade aumentada, building information modeling (BIM, ou seja, Modelagem de Informação da Construção), entre outras mais. Empresas que querem sair na frente em 2023, devem aplicar o lifelong learning desde já”, alerta Malagola.


O uso da tecnologia no setor da construção também é uma das grandes apostas, não apenas no canteiro de obras, mas em diferentes etapas de um projeto. “Com as soluções tecnológicas na construção civil é possível integrar e acessar informações entre diferentes setores, diminuir o desperdício de materiais e, consequentemente, reduzir custos, acelerar o tempo de entrega de um empreendimento, aumentar significativamente a produtividade e melhorar o planejamento através da gestão por meio de dispositivos móveis”, comenta.

Marcos Malagola. Reprodução: bcbiz

Malagola reforça ainda que, para que um time consiga seguir o conceito de lifelong learning é importante que empresas e gestores tornem o conhecimento acessível. “Isso pode ser oferecido através de ferramentas colaborativas, principalmente para equipes que trabalham no modelo home office, para facilitar a comunicação entre os colaboradores. Uma alternativa de abordagem de aprendizado é o microlearning, que lida com pílulas de conteúdos que permitem ao colaborador dedicar poucos minutos por dia ao estudo de uma nova habilidade”, finaliza o executivo.


Fonte: bcbiz


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page