Buscar
  • Equipe Contramarco

DIA DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A importância do setor para o PIB brasileiro


Reprodução: Clic da Obra

Hoje, é celebrado o dia do trabalhador da construção civil, dentre as múltiplas profissões abrangidas pelo setor estão: pedreiros, soldadores e carpinteiros. A data é comemorada no mês de outubro em homenagem a São Judas Tadeu, padroeiro religioso da profissão.


Conforme o portal ACMA Construções Civis LTDA, o setor da construção civil é responsável por 6,2% do PIB do País e esse mercado representa 34% do total da indústria brasileira.


Em 2019, houve crescimento de 1,6% no Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ano, o Brasil registrou uma alta de 15,45% nos lançamentos e de 9,7% nas vendas de imóveis residenciais novos, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No ano passado, o consumo das famílias aumentou 1,8%, a redução da taxa de juros e a melhora do mercado de trabalho também ajudam a justificar o desempenho.


Fonte: Calendar, ACMA e CBIC.


Mais informações:

https://cbic.org.br/oito-pontos-sobre-o-crescimento-da-construcao-civil-e-seu-impacto-no-pib/#:~:text=A%20alta%20de%201%2C6,cerca%20de%2050%25%20dos%20investimentos.

12 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200