top of page

DIA DO ENGENHEIRO CIVIL: SETOR DE CONSTRUÇÃO REGISTROU ALTA COM A RETOMADA DA ECONOMIA BRASILEIRA


Reprodução: Professor Fábio Celestino

Nacionalmente, o mercado de engenharia civil segue demonstrando força durante o enfrentamento da crise que foi instalada por conta da pandemia. Desde a metade de 2020, o setor vem apresentando números positivos, de forma consistente, o que contribui para a retomada da economia brasileira. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) declara que o setor da construção civil teve um crescimento de 2,3%, durante o segundo trimestre deste ano.


Ao considerarmos o melhor desempenho do ramo e o nível de atividade registrado atualmente, a expectativa é de que o PIB do setor registre uma alta de 4% ainda em 2021, indicando uma elevação que não era vista desde 2013, quando o crescimento foi de 4,5%.


Dispondo de uma ampla formação, navegando desde os conceitos básicos de administração e economia até os mais complexos cálculos estruturais, o engenheiro civil é quem pode trazer o melhor custo-benefício para uma construção estável, sustentável e durável. Com todas as condições para construir com boas técnicas uma edificação robusta e sem problemas estruturais, o profissional sempre será o grande responsável técnico por todos os procedimentos.


Neste sentido, a Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção civil e multinacional Suíça com mais de 110 anos no mundo, se torna uma aliada desse profissional durante sua jornada. As soluções propostas pela empresa proporcionam o desenvolvimento de boas técnicas, para que o engenheiro civil tenha plenas condições de entregar um trabalho com alto desempenho, durabilidade e tecnologia avançada, já que é um dos requisitos fundamentais para alcançar uma obra com alta qualidade. Nesse 25 de outubro, comemoramos o dia desses profissionais.


Assim como em todos os setores, a tecnologia e os processos inovadores vêm se destacando e conquistando cada vez mais espaço. Dentre as tendências mais relevantes para a área, temos: os avanços da realidade virtual e aumentada, internet das coisas, robótica, impressão 3D, sustentabilidade e construção modular. Todas essas novidades precisam ser acompanhadas pelos engenheiros, já que são capazes de otimizar a área e torná-la mais eficiente.


Fonte: Sika/Assessoria Dezoito Comunicação

Comentários


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page