De acordo com a NBR 5674 – Manutenção de Edificações - Procedimento, a manutenção consiste em um conjunto de atividades que devem ser realizadas com o intuito de preservar ou recuperar as funcionalidades das edificações. Através de ações simples como limpeza, reparos, consertos e vistorias técnicas periódicas, o proprietário consegue estender de forma substancial a vida útil de uma edificação.
A Dallminas, distribuidora e representante autorizado dos produtos Dowsil, destaca que é essencial a participação de um profissional qualificado nas renovações, para que ele possa realizar inspeções e apontar as melhores medidas a serem tomadas para a reforma do aspecto exterior.
POR QUE FAZER A MANUTENÇÃO?
As fachadas, além de ser o cartão de visitas de uma edificação, são também a primeira barreira contra as intempéries, as variações climáticas e a poluição dos centros urbanos. Portanto, são grandes vítimas dos desgastes ocasionados por esses agentes e devem ser renovadas constantemente para evitar problemas de desplacamento ou infiltração. Outros motivos são:
Existência de pontos que possam causar infiltração ou prejudicam a estética;
Renovação dos sistemas de impermeabilização;
Evitar os custos maiores ocasionados pela falta de revisão periódica;
Impedir possíveis acidentes causados pela queda de materiais ocasionada por problemas não identificados;
Valorização do imóvel em até 20% por conta de fachadas atraentes.
Para uma renovação bem executada, é sempre importante levar em conta os seguintes fatores:
Necessidade de inspeção e acompanhamento por profissional qualificado como forma de mapeamento de pontos que devem ser corrigidos na manutenção;
A restauração frequente é fundamental para evitar danos estruturais, que acarretam maiores custos de reforma. Sem manutenções periódicas o custo de reforma pode chegar a até 10% do valor total da obra;
É imprescindível a utilização de produtos de qualidade e de mão de obra qualificada.
Para mais informações, acesse: www.dallminas.com.br
Fonte: Dallminas
Comments