top of page

CYRELA, MRV ENGENHARIA E SAINT-GOBAIN SÃO MARCAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO QUE MAIS CONTRATAM STARTUPS

Ranking Top Open Corps 2022 anunciou as Top 10 corporações líderes em open innovation, responsáveis por 53% dos relacionamentos com startups identificados no setor


Divulgação: 100 Open Startups

No último dia 18 de outubro, a 100 Open Startups anunciou o Ranking Top Open Corps 2022, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano. Como nas edições anteriores, além das Top 100, também foram reconhecidas as corporações líderes em 25 categorias de mercado.


No setor de Construção e Imobiliário, as corporações Top 10 foram Cyrela, MRV Engenharia, Saint-Gobain, Andrade Gutierrez, Dexco, Engeform, Saphyr Shopping Centers, KPE Engenharia, Syn Prop & Tech e Cataguá Construtora, responsáveis por 53% dos relacionamentos com startups. O Ranking 100 Open Startups identificou 73 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation (inovação aberta) com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 215 o número de Open Corps identificadas no Brasil, o que equivale a 5,9% de todas as empresas que fazem open innovation com startups no país.


No total, as corporações dos setores de Construção e Imobiliário estabeleceram 947 relacionamentos de negócios com 421 startups no último ano, um crescimento de 46% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.


Esses 947 relacionamentos transacionaram diretamente cerca de R$145 milhões (contra R$ 92 milhões no ano anterior). O impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo, certamente, é muitas vezes superior a esse número.


Além disso, a maior parte dos relacionamentos das empresas dos setores de Construção e Imobiliário foi com startups ConstrucTechs (26%). Porém, é notável também a participação das IndTechs, com 22%, e ProductivityTechs, com 19% dos relacionamentos registrados no setor.


Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos - com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.


Em 2022, a publicação chega a sua sétima edição, com números recordes do ecossistema de inovação. Foram registrados 42.588 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, um aumento de mais de 61% em relação a edição de 2021.


Das 6.438 corporações que buscam startups no país, 4.449 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup e, das 25.016 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 3.821 fizeram negócios com ao menos uma corporação.


Conheça as Top 10 Construção e Imobiliário:


1 - Cyrela

2 - MRV Engenharia

3 - Saint-Gobain

4 - Andrade Gutierrez

5 - Dexco

6 - Engeform

7 - Saphyr Shopping Centers

8 - KPE ENGENHARIA

9 - Syn Prop & Tech

10 - Cataguá Construtora


Fonte: 100 Open Startups/Assessoria Oliver Press

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page