Entidades assinaram termo de cooperação para aprimoramento da fiscalização e qualificação do setor
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) recebeu o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em sessão plenária nesta quinta-feira (28/03) para a formalização de uma parceria. Representantes das duas entidades assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de reduzir o índice de ocorrências infratoras à legislação profissional na construção civil, a fim de sanar, remediar e prevenir riscos e ações emergenciais.
A meta deve ser alcançada com a difusão de informação, distribuição de materiais informativo-educativos e fiscalização orientativa, incluindo pesquisa, capacitação, desenvolvimento e inovação, formação e treinamento, transferência de tecnologias e aprimoramento e otimização de processos produtivos em ambos os órgãos.
Com a nova parceria, a expectativa é promover mais segurança para os trabalhadores e usuários dos serviços de Engenharia. “Trabalhando em conjunto, temos mais chances de promover a devida proteção à sociedade contra danos resultados de condutas ilícitas ou execuções inadequadas de atividades técnicas”, defende a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.
“Acreditamos que juntos, Sinduscon-SP e Crea-SP, têm um enorme potencial de fortalecimento da Engenharia. Iremos atender a diversos objetivos, entre os quais zelar pelo profissional habilitado na execução de obras e serviços. Isso possibilitará inibir a concorrência desleal e, desta forma, evitar prejuízos futuros por conta de erros que poderiam ser evitados”, completa o engenheiro Yorki Estefan, presidente do Sinduscon-SP.
O trabalho será realizado em planos de ações que, além da fiscalização para garantia do cumprimento das normas legais das profissões, preveem a troca de informações, a participação em comissões, o desenvolvimento de soluções integradas, a realização de eventos e cursos e a implementação de metodologias em comum para alcançar os profissionais que atuam na construção civil e que devem ter os conhecimentos necessários para executar seus serviços.
A parceria tem vigência a partir da assinatura do termo com prazo de validade de um ano, o que pode ser prorrogado automaticamente no limite máximo de 60 meses.
Fonte: Crea-SP e Sinduscon-SP
Comments