Buscar
  • Equipe Contramarco

CONTRIBUIÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA SOLAR NO PÓS-CRISE


Reprodução: Dusol Engenharia Sustentável

O diretor regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em Minas Gerais, Walter Abreu, demonstrou, em uma apresentação do Fórum GD online como projetos de geração descentralizada de energia solar, desenvolvidos no sertão do norte mineiro, têm sido relevantes para a geração de recursos para famílias de baixa renda e para a economia regional.


O executivo contou que a forte incidência solar e a ausência de chuvas que tanto castigaram o norte do estado de Minas Gerais agora podem ser recursos aproveitados para desenvolver a região.


“Para que a geração distribuída consiga cumprir o seu papel social, é preciso que haja segurança jurídica”, ponderou. Abreu se referia ao processo de revisão da norma que regula a geração distribuída, em curso na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que pode comprometer a viabilidade dos projetos. José Goldemberg, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), ponderou que muitos governos não possuem mais condições de financiar projetos enormes e custosos de geração centralizada e disse que, no momento, uma das soluções para superar a crise e aquecer a economia são os projetos menores de geração distribuída. Fonte: Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABGD)

10 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200